quarta-feira, 19 de maio de 2010

Rio Preto/SP: Silvana salva cães do corredor da morte

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
19-Mai-2010

Ela abandonou tudo para se dedicar a cachorros que não tinham chances nas ruas; já conseguiu que mil fossem adotados


Nany Fadil
Agência BOM DIA

Há seis anos Silvana Carvalho dedica seu tempo para salvar a vida de cães de rua de Rio Preto.

Apaixonada por animais, não conseguia passar por um que estivesse nas ruas e não ajuda-lo. “Não dá para ver um cão com fome, frio ou doente e deixar de dar uma nova oportunidade a ele.”

No começo, levava para a casa. Depois arrumou um abrigo pequeno e atualmente alugou uma chácara onde abriga cerca de 200 cães entre filhotes e adultos.

Nesses anos, conseguiu abrigar, cuidar e encaminhar cerca de mil deles para adoção. Por seu trabalho e dedicação, Silvana é a personagem hoje do Dê bom exemplo.

Conta que semanas atrás, a dona da clínica veterinária CMV foi à chácara e pegou 12 cães. Por conta própria, fez cartazes e divulgação até que todos fossem adotados.

Doações

Sem repasses oficiais, ela conta com a ajuda da comunidade para manter seu trabalho. Gasta, em média, R$ 5 mil por mês com aluguel, energia, alimentação, vacinação, castração e duas funcionárias.

“Eles só deixam o abrigo sadios, vacinados e castrados.”

Só com ração são cerca de R$ 3 mil por mês. “Meu sonho de consumo não é uma calça ou uma joia. É ração.”

Além de dar amor, atenção e cuidados, Silvana promove eventos com fundos revertidos para o abrigo.

Há alguns meses, o dono de um barzinho de Rio Preto concordou em reverter o couver artístico para ela.

O músico Zeca Barreto, filho de Silvana, se apresentou e, no lugar de receber em dinheiro, o couver foi em ração. “Faço tudo que for possível pelos meus animais.”

Patas

A Patas é a única associação de proteção aos animais de Rio Preto que oferece abrigo. As demais ONGs são contra essa iniciativa. Defendem castração em massa e a posse responsável.

Ela diz que também defende essas medidas como forma de por fim ao problema de animais de rua. “Só não tenho coração para deixar que morram nas ruas.”

Adoção

Eles não têm roupinhas para o frio, caminhas enfeitadas ou adereços que os deixem ainda mais graciosos, mas nos olhos o que se vê é um carinho e uma carência sem igual.

Os cães que estão para adoção na Patas são, na maioria esmagadora, sem raça definida. Estão lá em busca de um lar, de uma mão que lhes dê um afago para que eles retribuam com sua gratidão, que é incomensurável.

Castração

O Centro de Controle de Zoonoses de Rio Preto implantou programa de castração gratuita para famílias pobres. De janeiro a maio foram 894 cães e gatos castrados.

O interessado deve ligar no Centro de Zoonoses para agendar o procedimento.

http://www.redebomdia.com.br/Noticias/DiaaDia/20448/Silvana+salva+caes+do+corredor+da+morte

Um comentário:

  1. é isso aii Silvana q Deus abençõe sempre sua vida pois vc merece, eu admiro muito pessoas q fazem o bem e que querem ajudar, principalmente ajudando animais abandonados q Deus ilumine sempre sua vida, o mundo precisa mais de pessoas como vc....Parabééns pelo seu trabalho, vc é um exemplo para a humanidade, amoooooooo animais....inclusive tenho gatos, cachorros e passarinho......bejooss fika com Deus..^^

    ResponderExcluir