quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Portugal: Santuário de Fátima rejeita acusações de maus tratos a animais

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
11-Ago-2010
Por Lusa

O Santuário de Fátima rejeitou hoje as acusações de maus tratos a animais, que classificou de “falsas e caluniosas”, admitindo agir judicialmente contra os autores da campanha “difamatória” que visa “denegrir” a sua imagem.

Em comunicado, a propósito de uma manifestação agendada para domingo de manhã em Fátima pelo Partido Pelos Animais (PPA) “contra os maus tratos aos animais no santuário”, o reitor da instituição garante que “são falsas e caluniosas as acusações amplamente divulgadas na Internet, segundo as quais, por ordem da reitoria do santuário de Fátima, são maltratados ou abatidos os cães ali encontrados”.

Segundo o PPA, “seguranças [do santuário] capturam regularmente todos os cães que encontram, com ou sem dono, e amontoam-nos numa gaiola nas traseiras do santuário, onde são deixados durante dias, ao sol e à chuva, sem comer nem beber, até que a Câmara Municipal de Ourém os venha buscar para abate”. A organização adianta que, “ao serem apanhados, há cães vítimas de dolorosas agressões com foices e alguns são envenenados e abatidos no próprio local”.

O reitor do santuário assegura que “as imagens chocantes, que mostram cães enjaulados, não foram captadas no santuário”, adiantando que “foram retiradas de um site de luta contra os maus tratos a animais, sem que se cite a fonte”. O responsável esclarece que a GNR, depois de apresentadas duas queixas sobre os alegados maus tratos, concluiu que “não foram descobertos nenhuns animais mortos, indícios de maus tratos ou actos que tipifiquem infracção”.

Para o sacerdote, este caso é “uma tentativa de denegrir a imagem do santuário de Fátima e da igreja católica, pois a campanha foi habilmente lançada na véspera da chegada do papa Bento XVI a Fátima, em Maio último”. O reitor considera ainda que, além de “um caso de manipulação das massas através das redes sociais da Internet”, trata-se do “uso abusivo do nome do santuário de Fátima (...) em função de uma campanha de defesa dos animais, por os seus autores saberem que esse nome tem um grande alcance mediático”.

O porta-voz do PPA, Paulo Borges, reconheceu que estão a circular imagens na Internet relacionadas com maus tratos a animais que não foram tiradas no santuário, salientando que essa situação não é da responsabilidade do partido. Paulo Borges adiantou que “a manifestação vai manter-se”, esclarecendo que “além dos maus tratos aos animais”, o PPA contesta que o santuário, “sabendo que os cães vão ser abatidos, os entregue à Câmara”, o que vai “contra os próprios princípios cristãos”.

“É uma espécie de lavar as mãos como Pilatos”, declarou, negando qualquer ataque à igreja católica e manifestando o desejo de que o santuário tome alguma iniciativa, como usar os seus “elevados lucros” para ajudar a construir um canil e gatil em condições.

http://www.publico.pt/Sociedade/santuario-de-fatima-rejeita-acusacoes-de-maus-tratos-a-animais_1450976

Saiba Mais


Escandalo do Santuário de Fátima ao Abate de Animais

Associação denuncia maus tratos a animais abandonados em Fátima

Nenhum comentário:

Postar um comentário