sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Rio de Janeiro: Gatos apresentam reações à vacina contra raiva

13-Ago-2010

Centro de Controle de Zoonoses municipal investiga uma morte


POR RICARDO ALBUQUERQUE

A nova fórmula da vacina antirrábica do Ministério da Saúde está sob suspeita. Cerca de 30% dos 21.499 gatos imunizados no primeiro dia da campanha no Rio, no sábado, apresentaram reações. Após a morte de um dos bichanos, a ONG Sociedade Zoófila Educativa (Sozed) entrou em contato com a prefeitura, pedindo a suspensão da vacinação.

Sete gatos de Angela ficaram sonolentos e sem apetite após vacina | Foto: Felipe O'Neill / Agência O Dia

Veterinária Andréa Lambert pedirá na Justiça a suspensão da campanha antirrábica no município | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia

"É possível que o número de mortes seja maior. Esses dois casos chegaram ao nosso conhecimento porque são pessoas com recursos de pagar uma clínica na tentativa de salvar os bichanos, mas quem mora em comunidade carente, sabe apenas que tomará a penosa decisão de se livrar do corpo, geralmente jogado numa lixeira", explicou Lambert.

O Ministério da Saúde, responsável pela distribuição das doses, e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), fabricante da vacina, admitiram que os gatos são mais sensíveis à nova fórmula do produto. O presidente da Tecpar, Luís Fernando de Oliveira Ribas, disse que a morte de felinos era esperada. "É muito chato dizer isso para quem é o dono do bichano, mas podem ocorrer óbitos em 0,01% a 0,03% dos casos, particularmente em felinos, mais sensíveis à fórmula", explicou.

Ribas garantiu que a vacina é mais eficaz que a anterior. "Foi feita a partir da biologia molecular, sem a necessidade de cobaias, com eficácia superior a que fabricávamos antes, além de garantir imunidade à raiva por mais tempo", disse. A corrida de donos de gatos às clínicas veterinárias, segundo ele, não faz o menor sentido. "A vacina é a mesma, afinal somos nós os fornecedores do governo e da rede privada", explicou.

Revoltada com a morte de seu gatinho, Eliane Vani de Azevedo explicou sua indignação por e-mail. "Gostaria de fazer o meu protesto em relação à vacinação antirrábica. Levei meu animal saudável, de sete quilos, lindo e amado, para ser morto. Depois de ser vacinado, meu gato reagiu muito mal, foi internado, gastei e me desgastei bastante. E agora quem vai me ressarcir? Fora o prejuízo, fica a tristeza de perder um animal querido e amado, meu xodó".

Hipótese de suspender fases de vacinações descartadas

O Ministério da Saúde descartou a hipótese de suspender as próximas quatro fases de vacinações antirrábicas no Rio, marcadas para o dia 28, 18 de setembro, 16 de outubro e 6 de novembro. Segundo o órgão, "sem evidência científica ou recomendação técnica, não se adiar ou suspender a campanha ou ainda o uso da vacina. Não vacinar os animais abre portas de entrada para o vírus rábico, podendo gerar ocorrência de casos de raiva em cães, gatos e humanos, que apresentam taxa de letalidade próxima de 100%".

A estimativa do Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura é vacinar 528 mil cães e 156 mil gatos, até o fim da campanha em novembro. A próxima etapa será na região do Grande Méier, que abrange 17 bairros da Zona Norte. O administrador regional da 13ª RA, Reinaldo Veloso, calcula que mais de 100 bichanos serão imunizados.

"A vacina tem garantia do ministério e é melhor vacinar porque a doença está praticamente erradicada", disse. Segundo a nota técnica do Ministerio da Saúde, o número de casos de raiva em humanos reduziu de 52 em 1990 para dois, em 2009.

http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2010/8/fabricante_admite_que_felinos_sao_mais_sensiveis_a_nova_formula
_da_vacina_103099.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário