segunda-feira, 7 de junho de 2010

Em 5 meses, 872 animais foram apreendidos em Teresina/PI

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
07-Jun-2010

A quantidade cães e gatos abandonados e perambulando pelas ruas dos bairros de Teresina é alta. Muitos deles são deixados pelos proprietários, vivem famintos e em condições precárias. Além disso, ocasionam acidentes no trânsito e proliferam doenças. Entre os meses de janeiro e maio deste ano, o Centro de Zoonoses capturou 872 animais nas vias públicas, denominados pelo órgão de animais errantes. Destes, 255 foram resgatados pelos donos, o restante foi eutanasiado, o que corresponde a 22,8% do total.

De acordo com o Código de Postura do Município, o animal retirado das ruas pelo Zoonoses fica no centro por 72 horas a espera de um resgate. Transcorrido este período, se nenhuma pessoa se prontificar a recolhê-lo, o animal é sacrificado. A coordenadora do programa de raiva e Leishmaniose do Zoonoses, Rosângela Cavalcante, explica que um animal abandonado provoca alguns malefícios a saúde do homem e interfere diretamente na vida da população.

Segundo ela, um cão pode ocasionar acidentes envolvendo veículos motorizados, com bicicletas, agressão física (mordida, arranhões e quedas), além de aumentar a procura pela vacina anti-rábica no sistema de saúde pública, aumentando os gastos do município. Os bairros de Teresina que concentram um maior número de animais abandonados são: Santa Maria da Copidi, Renascença, Dirceu Arcoverde e Pedra Mole.

A captura dos animais é feita de forma anônima pela população que pede ao Zoonoses que faça a retirada do bicho da rua, por este estar causando incômodo ou muito debilitado. O serviço de captura funciona de 16h às 7h da manhã. Por dia são feitas em torno de três a cinco denúncias. "Nas periferias se vêem mais bichos soltos pelas ruas e sem nenhuma identificação. No Centro é mais raro presenciá-los", frisou Rosângela Cavalcante, do Zoonoses explicando que as equipes de captura do órgão fazem o trabalho de recolhimento dos bichos no horário de menor movimentação nas ruas para não deixar o animal agitado, priorizando as áreas de maior número de denúncias.

"Recebemos reclamações da população porque as pessoas não entendem que o cão não fica parado. Dirigimos a equipe para o local especificado e muitas vezes não encontramos o animal. As pessoas pensam que é má fé", reiterou Rosângela Cavalcante. Ela diz que as áreas escolares são prioridades para as equipes porque cães e gatos rondam o lixo farto do estabelecimento de ensino, criando o hábito e a certeza de que vão encontrar comida por lá.

"As crianças terminam por se interagir com os animais e isso pode ocasionar agressões, logo como lixo da merenda escolar é abundante, a quantidade deles rondado a escola é grande", completa Rosangela, provocando os donos de animais domésticos que, se não querem mais o bicho em casa que procurem a adoção, pois um animal abandonado na rua é questão de saúde pública.

Atualmente, o Zoonoses não disponibiliza animais para adoção por não ter estrutura adequada para tratar dos bichos. Um projeto de lei já aprovado vai garantir no futuro uma nova sede para o centro, que possibilitará aos profissionais isolar os animais e realizar exames, facilitando os trâmites de doação para as pessoas interessadas em ter um animal de estimação.

http://www.tvcanal13.com.br/noticias/em-5-meses872-animais-foram-apreendidos-em-teresina-105785.asp

Proteste: Teresina tem um campo de concentração de animais

Por Antonieta 07/06/2010 às 17:02

Se você não concorda com o extermínio de animais em Teresina e conseqüente crime ambiental, ajude a protestar (instruções abaixo). E não votem nunca mais no prefeito Elmano Férrer.

Parem com a matança em Teresina

Um holocausto de animais está em andamento na cidade de Teresina (PI). A Prefeitura daquela cidade já exterminou 872 animais apenas nos primeiros meses deste ano, conforme informa o site da TV Canal 13 (vejam texto abaixo). A História do extermínio de vidas (holocausto) se repete no Brasil como uma farsa: a coordenadora do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), lugar conhecido como ?carrocinha?, de Teresina, a Sra. Rosângela Cavalcante faz o papel do Dr. Josef Mengele, o ?Anjo da Morte? do campo de concentração nazista e o próprio CCZ de Teresina, mantido pela Prefeitura, é o cenário macabro deste matadouro de cães e gatos.

Este crime contra a vida que está ocorrendo em Teresina (biocídio) é um crime ambiental (Lei 9.605-98): matar animais é crime. E mais: está ocorrendo um desperdício do dinheiro público: manter aquele matadouro (o CCZ) é muito mais caro do que seguir as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) que recomenda a castração (esterilização) de animais da população em geral.
Algumas providências devem ser tomadas urgentemente para acabar com esta crueldade: o Ministério Público deve ser acionado. E o nome do prefeito de Teresina deve ser amplamente divulgado: não votem nunca mais no prefeito Elmano Férrer.

--------------------------
Ação Urgente:

Se você não concorda com o extermínio de animais em Teresina e conseqüente crime ambiental, ajude a protestar. Enviem mensagens para:
- Canal 13 de Teresina: ( redacao@tvcanal13.com.br) redação arroba tvcanal13.com.br
- Ouvidoria da Prefeitura de Teresina: ( ouvidoria@teresina.pi.gov.br) ouvidoria arroba Teresina.pi.gov.br
- Ministério Público do Estado do Piauí: Fone: (86) 3216-4550, e-mail: ( pgj@mp.pi.gov.br)

http://prod.midiaindependente.org/pt/blue/2010/06/472957.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário