sábado, 5 de junho de 2010

Onça é capturada no interior de SP

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
05-Jun-2010

Felino subiu em árvore e deu trabalho em Jundiaí.
Animal recebeu coleira especial e será monitorado.

Do G1 SP, com informações do Globo Notícia

Em Jundiaí, no interior de São Paulo, a onça que apareceu nesta sexta-feira (4) levou três horas para ser capturada. O animal, que subiu em uma árvore, foi visto em uma chácara que fica a 10 km do Centro da cidade e deu muito trabalho para a equipe responsável pela captura.

Os veterinários anunciaram que vão fazer uma experiência inédita na América Latina: quando for libertada daqui a uma semana ela vai receber uma coleira que emite sinais de rádio.

O equipamento vai permitir saber a localização exata da onça e os efeitos do desmatamento causado pelo homem no comportamento dos animais.


http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/06/onca-e-capturada-no-interior-de-sp.html


Onça dá trabalho para ser capturada no interior de São Paulo



Policiais, bombeiros e veterinários tiveram muito trabalho para capturar uma onça em Jundiaí, no interior paulista. O bicho ficou mais de doze horas em cima de uma árvore.

Era início do dia e a cachorrada anunciou: tinha intruso no sítio que fica a menos de dez quilômetros do centro de Jundiaí. O dono saiu, olhou e não viu nada. Horas depois, os cachorros continuavam latindo embaixo da goiabeira.

"Quando eu peguei a cachorra a onça abriu a boca. Eu peguei e saí com a cachorra", conta o dono do sítio, Jose Wenceslau Filho.

O sitiante foi em busca de ajuda. Na rua, encontrou policiais civis que não acreditaram na história, mas quando viram a onça no alto da árvore, logo chamaram bombeiros e veterinários.

Dardos com tranquilizantes foram preparados. Um investigador com casaco dos bombeiros atirou. O delegado também tentou, mas ninguém acertou a onça. Assustado, o bicho correu para a casinha do cachorro e chamou a atenção de curiosos.

Um novo cerco foi montado. Só na noite de sexta-feira (04), a onça de 40 quilos foi finalmente capturada. Durante uma semana, ela vai passar por exames em uma ONG que cuida de animais silvestres. Depois volta para a mata com uma coleira que tem um rádio localizador.

O equipamento vai ajudar os biólogos a entender os hábitos da espécie encontrada no interior de São Paulo e saber onde ela está se refugiando. Uma conclusão os especialistas já têm: com o avanço do desmatamento nos últimos anos, cada vez mais os animais silvestres vão estar perto das áreas urbanas.

A Fundação SOS Mata Atlântica mapeou a redução das áreas de mata nativa no Brasil. Na Amazônia, a expansão das fronteiras agrícolas é a principal causa do desmatamento.

No restante do país, é a especulação imobiliária que tem desmatado áreas cada vez maiores em estados como Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

"A exploração imobiliária está cada vez mais adentrando as fronteiras dos animais. As onças pardas estão cada vez mais aparecendo no nosso ambiente devido a nossa ocupação no território delas", explica o biólogo, Márcio Meiken.

Segundo a Fundação SOS Mata Atlântica, nos últimos dois anos uma área equivalente à metade da cidade de Curitiba foi desmatada no Brasil. Este sábado (05) é o Dia Mundial do Meio Ambiente.


http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/06/onca-da-trabalho-para-ser-capturada-no-interior-de-sao-paulo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário