terça-feira, 28 de setembro de 2010

Audiência pública sobre controle populacional dos animais acontece em Uberaba/MG

28-Set-2010

Nesta quinta-feira (30), a Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, promoverá a audiência pública sobre a apresentação das estratégias do controle populacional dos animais de pequeno porte (cães e gatos) do município, às 18h, no Anfiteatro do Centro Administrativo.
De acordo com o diretor do Departamento de Controle de Zoonoses, André Luis Ribeiro, os médicos veterinários, profissionais que trabalham no ramo de pet shop, organizações não governamentais que tratam de animais e universidades estão convidados a participar da construção de uma política para o controle populacional destes animais. "A estratégia segue uma determinação do prefeito licenciado, Anderson Adauto, voltada para as melhorias na saúde do município. Todos os profissionais envolvidos neste segmento vão fazer parte deste processo. Além disso, este tema é de interesse da população", destacou.

Preocupados em viabilizar o projeto, representantes do município de Uberaba visitaram outras cidades, como Guarulhos e São Paulo, visando conhecer os modelos de controle de animais já existentes. Com base nas visitas, foi estruturado um projeto que prevê o Registro Geral de Animal (RGA), para cão e gato, que será possível identificar e catalogar cada animal da cidade, por meio da introdução de chips, onde será possível monitorar o cumprimento das leis de guarda e de posse responsável.

Dentro desta perspectiva, também será abordada a castração cirúrgica de animais a fim de controlar a reprodução desordenada dos mesmos e, consequentemente, evitar a proliferação de agravos à saúde da população, bem como, estimular a posse responsável. Para o diretor, o projeto é amplo e será realizado por partes. "A princípio, vamos trabalhar junto às famílias carentes e posteriormente será ampliado a todos, de forma gradativa". Os agravos são as doenças transmitidas ao homem como leishmaniose visceral, raiva e leptospirose (quando contaminado).

O projeto abordará também a modernização das instalações físicas do DCZ, que é voltado para o melhor atendimento da população e para oferecer melhor suporte às outras ações do projeto. Além disso, terá o suporte jurídico, para atender a população e o poder público.

http://www.jornaldeuberaba.com.br/?MENU=CadernoA&SUBMENU=Politica&CODIGO=39161

Nenhum comentário:

Postar um comentário