quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Ipuã/SP: Liminar obriga prefeitura a recolher cães e gatos de rua

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
29-Set-2010

Pedido de construção de canil ainda será julgado

Uma liminar da Justiça obriga a Prefeitura de Ipuã a recolher cães e gatos soltos nas ruas. A iniciativa partiu dos próprios moradores, incomodados com a quantidade de animais que perambulam pela cidade.

Não há um levantamento sobre a quantidade de animais soltos, mas os moradores garantem que o recolhimento é uma necessidade de saúde pública, uma vez que, além de assustar crianças e idosos, mexer no lixo, a maioria dos cães e gatos não tem dono e não é vacinada.

À frente da manifestação está a dona de casa Benedita Aparecida de Oliveira, que adotou uma cachorrinha, a qual batizou de Princesa. “Como não posso cuidar de todos os animais que aparecem na porta da minha casa, resolvi fazer um abaixo-assinado”, conta. O documento teve várias adesões e encaminhado para a Câmara de Vereadores.

“O povo não aguenta mais, é uma tortura, tanto para os animais quanto para a população”, afirma Benedita.

O caso chegou ao Ministério Público, que ajuizou uma ação civil pública para a criação de um centro de controle populacional de cães e gatos e pediu uma liminar – que foi aceita - para o recolhimento dos animais das ruas.

O pedido de construção de um canil ainda será julgado, mas o prefeito de Ipuã, Itamar Romualdo, diz que vai recorrer da liminar e apresentar um projeto para 2011.

“A implantação de um canil demanda um investimento alto, que não está previsto para este ano. E, pela lei de Responsabilidade Fiscal, a prefeitura não pode gastar mais do que arrecada”, afirma o prefeito.

Na sexta-feira (1), técnicos da prefeitura se reúnem com a Promotoria para discutir a possibilidade de ampliar o prazo determinado pela Justiça. Se não houver acordo, o recolhimento deverá ser iniciado na próxima segunda-feira (4).

http://eptv.globo.com/noticias/NOT,0,0,317435,Liminar+obriga+prefeitura+a+recolher+caes+e+gatos+de+rua.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário