quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Rede de caçadores de rinocerontes foi desmantelada na África do Sul

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
23-Set-2010

Caça furtiça ameaça espécies na província sul-africana do Limpopo - Fotografia: AFP

Caça furtiça ameaça espécies na província sul-africana do Limpopo
Fotografia: AFP

Uma rede de caçadores suspeitos de terem participado em centenas de ataques contra rinocerontes foi desmantelada na África do Sul e nove dos seus membros foram presos.

“Sete homens e duas mulheres, incluindo dois médicos veterinários e o proprietário de uma reserva particular, foram presos na segunda-feira”, disse à AFP um porta-voz da Polícia Nacional, Vishnu Naidoo.

A rede está envolvida em “centenas de casos de caça ilegal de rinocerontes”, disse o porta-voz, acrescentando que a investigação deve conduzir a mais prisões.

Os suspeitos comparecem hoje em tribunal para serem acusados dos crimes praticados, de acordo com o mesmo porta-voz. A polícia, após uma longa investigação que envolveu diversas unidades, realizou três operações, na segunda-feira, na província de Limpopo, no Norte da África do Sul, que abriga muitos animais selvagens.

Na província de Limpopo está situado o famoso Parque Kruger, onde 72 rinocerontes foram mortos por caçadores ilegais desde o início do ano.

A África do Sul e Zimbabwe vizinho registam desde 2006 um aumento da caça furtiva de rinocerontes, cujos chifres são muito procurados na Ásia pelas supostas substâncias afrodisíacas que contêm ou para uso ornamental.

O ritmo de caça aumentou desde Janeiro: 210 rinocerontes foram já mortos este ano na África do Sul, contra 122 em 2009, de acordo com o Fundo para as Espécies Ameaçadas de Extinção.

http://jornaldeangola.sapo.ao/18/0/rede_de_cacadores_de_rinocerontes_foi_desmantelada_na_africa_do_sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário