Foto Antônio Orlando
Desde 2005 que os animais, com idades entre os 17 e os 18 anos, por determinação legal, não podem atuar em espectáculos por não terem a documentação necessária. Técnicos do Parque Nacional da Peneda-Gerês estiveram hoje, quinta-feira, no local e informaram os donos da situação de que os animais deixarão o circo na próxima semana.
Contactado pela Agencia de Noticias Lusa, o Jardim Zoológico de Lisboa confirmou que irá receber os animais, os quais serão colocados "em quarentena" assim que chegarem. Entretanto, fonte do ICNB adiantou ter recebido "uma proposta do Parque Biológico da Lousã que mostrou interesse em abrigar os três animais". "Desde que a proposta esteja em conformidade com a legislação, essa situação será resolvida", afirmou Sandra Moutinho, do Gabinete de Comunicação do ICNB.
José Torralvo, um dos filhos do proprietário do circo, disse esperar que seja encontrada uma solução para os animais, desde que essa não passe pelo abate. "Nós gostamos todos dos nossos ursos porque eles cresceram no circo", afirmou.
O ideal, defendeu, seria a legalização dos três ursos para poderem ainda ser exibidos nas pistas do circo, que não faz espetáculos desde Junho o que dificulta a manutenção dos animais.
Por seu turno, Reinaldo Torralvo, 65 anos e antigo domador, disse à Lusa nem querer ouvir falar da ideia de lhe levarem os ursos, dizendo chegar a tirar à sua boca para poder alimentá-los.
http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Marco%20de%20Canaveses&Option=Interior&content_id=1697649
Nota Tribuna Animal: Aprisionam esses animais que nenhum crime cometeram para realizar atividades que não são suas caracteristicas naturais apenas para deleite de alguns sádicos humanos e quando essa apresentação não ocorre devido a algum problema legal ou burocrárico eles apenas abandonam os pobres animais à própria sorte, em jaulas minusculas e condições precárias de sobrevivência. Essa é toda a alegria do circo com animais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário