Vereador Juarez Pereira propõe regras para venda e exposição de animais
Menos de 20 dias depois de receber um projeto que fala sobre o bem-estar, criação, venda, feiras e controle populacional de animais de estimação, outra proposta que fala apenas da exposição e da venda de cães e gatos chega ao Legislativo de Joinville.
A nova proposta foi apresentada pelo vereador Juarez Pereira (PPS). Segundo ele, este é o primeiro de uma série de projetos que devem tratar sobre os mesmos temas que estão contemplados no texto do vereador James Schroeder (PDT), no começo do mês. Na versão de Juarez, somente os animais domésticos que vierem de pet shops terão o registro geral do animal (RGA). A identidade seria feita por chip, implantado embaixo da pele do animal. O responsável pelo implante seria do dono da pet shop, que também precisaria ter um leitor de chips. “Não podemos fazer com que o poder público arque com algo que não pode pagar. Nós responsabilizamos o comércio, não a Prefeitura”, comenta Juarez.
Feito em conjunto com a câmara setorial de agropecuárias e pet shops da CDL, a matéria do vereador Juarez também conta com apoio das ONGs ligadas aos animais. “Apoiamos qualquer benefício proposto aos animais. Acredito que as duas propostas podem tirar proveito de ideias uma da outra”, pensa Ana Rita Hermes, presidente da Frente de Ação pelos Direitos dos Animais. Sylvio da Silva, coordenador da câmara setorial na CDL, conta que já vinham desenvolvendo a proposta há cerca de um ano. “O objetivo é regularizar as ações do comércio, acabando com as vendas clandestinas que acontecem aqui”, acredita.
A nova proposta exige uma série de licenças para que possam ser feitas feiras de animais de estimação, com o objetivo de restringir eventos que venham de fora. Schroeder imagina que as duas propostas vão acabar se unindo. “Podemos adaptar algumas questões do texto que apresentei com o que Juarez trouxe”, diz Schroeder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário