quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Vereadores identificam irregularidades no CCZ de Americana/SP

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
24-Nov-2010

Um grupo de seis vereadores realizou ontem uma vistoria surpresa no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Americana e constatou irregularidades na unidade. Foram identificados materiais de uso cirúrgico guardados junto a materiais de construção, embalagens de produtos tóxicos e inflamáveis ao relento, sujeira e desorganização.

O grupo elaborou um requerimento para questionar a situação e vai agendar uma nova vistoria, com o acompanhamento de veterinários e integrantes de associações protetoras de animais para aprofundar a investigação. "Vários gabinetes receberam reclamações de mau atendimento e lixo exposto", disse o vereador Luiz Antonio Crivelari (PP).

Ele relatou a presença de cavalos esqueléticos, que permanecem em um pasto abandonado. "O mais grave foi que descobrimos em uma área anexa várias embalagens de iodo abertas derramando no solo e invólucros de termômetros e seringas descartados no chão. É um material tóxico que não poderia ser disposto assim, ao relento", contou o vereador.

O grupo também observou a presença de bacias com água parada, o que se torna um risco para a proliferação de larvas do mosquito da dengue. "Encontramos muita sujeira e desorganização. Essa situação não está colocando em risco somente os animais, mas também os funcionários do CCZ", apontou.

Além de Crivelari, participaram da vistoria os vereadores Valdecir Duzzi (PSDB), Adelino Leal (PT), Reinaldo Chiconi (PMDB), Paulo Sérgio Vieira Neves (PSC) e Odair Dias (PV). No requerimento, eles questionam a Prefeitura sobre o excesso do número de animais abrigados no CCZ, a falta de estrutura física e a suspensão do recolhimento de animais abandonados nas ruas.

Em nota, o CCZ informou que a denúncia dos vereadores não procede. A informação é que havia lixo hospitalar no local para a coleta, que já foi realizada. Segundo a unidade, no quarto de ferramentas estavam armazenados álcool e luva para uso do funcionário da manutenção e canil. O CCZ justificou ainda que o entulho é fruto da construção um novo canil e que já foi solicitada a retirada do material para a Administração Regional da Praia Azul, o que deverá ser providenciado hoje. Quanto aos cavalos, a unidade informou que são provenientes de maus tratos e, em geral, chegam doentes e passam por tratamento.

http://www.oliberalnet.com.br/cadernos/cidades_ver.asp?c=03AF0A30010

Nenhum comentário:

Postar um comentário