Mais de 120 pássaros e outros animais foram apreendidos.
Dez pessoas foram detidas e irão responder por crime contra a fauna.
Do G1, com informações do Bom Dia DF
Após três meses de investigação, a Polícia Militar e o Ibama realizaram operação contra o comércio ilegal de animais silvestres no Distrito Federal no último final de semana. Foram apreendidos mais de 120 pássaros e outros bichos em casas de Samambaia, cidade próxima a Brasília.
Em um conjunto da Quadra 425, alguns animais ficavam na rua. O dono de uma das casas da quadra disse que tinha autorização do Ibama para criar as aves. Mas a permissão era apenas para alguns pássaros. A poucos metros, o irmão dele também mantinha em cativeiro pássaros de várias espécies, inclusive um papagaio. Os policiais encontraram o dono da casa em uma rua perto com duas gaiolas no carro. Primeiro, ele negou que vendesse os animais. Disse apenas que gostava de criar. Depois, acabou admitindo.
Em outra rua, os policiais chegaram quando um suposto comprador fechava negócio. No último andar da casa foram encontrados pássaros de diversas espécies. Além das aves, os policiais encontraram também munição de vários calibres. Em outra casa, mais de 28 gaiolas.
A princípio, nenhum deles tinha autorização e os que têm autorização, mas também apresentam pássaros fora da legalidade, estão burlando o sistema de criação de pássaros. A cada pássaro que a gente consegue apreender e que está sendo vendido na rua, nove morrem em função do processo de captura e venda”, disse a agente do Ibama, Ana Paula Inglez.
Todas as pessoas detidas vão responder por crime contra a fauna. Eles podem pegar de seis meses a um ano de cadeia e multa por cada animal apreendido. Os bichos vão ser examinados por veterinários do Ibama. Os que tiverem condições vão ser soltos e os que não tiverem, serão encaminhados para criadores autorizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário