sábado, 27 de março de 2010

Sorocaba/SP: Professor do Senai cria sistema para monitorar animais

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
27-Mar-2010
Jornal Cruzeiro do Sul

Os animais de estimação, como cães e gatos, cada vez mais têm sido tratados como pessoas da família e o mercado pet da mesma forma tem investido em produtos e serviços para tornar a vida desses bichinhos mais saudável, cheia de conforto e muitos mimos. E as estatísticas comprovam o crescente investimento dos proprietários no bem-estar dos seus companheiros caninos e felinos, principalmente.

E foi pensando em melhorar ainda mais essa relação de afeto entre as pessoas e seus animais domésticos que o professor Rodrigo de Souza Jacomini, do curso de Mecatrônica da Escola Senai Gaspar Ricardo Júnior, de Sorocaba, criou um sistema de monitoramento e controle de água e ração, via web, para os animais de estimação.

O projeto conquistou a Medalha de Bronze na etapa estadual (270 concorrentes) e a Medalha de Prata (2º lugar), na fase nacional do Inova Senai, competição de tecnologia e inovação realizada na sede do Riocentro, no Rio de Janeiro, entre os dias 10 a 13 deste mês. Foram 132 inscritos de todo o País e 40 selecionados para a final, informa o professor.

Personal Web Pet

Explica Jacomini que o seu invento - denominado Personal Web Pet - nasceu de uma idéia simples e teve como cobaia a sua própria cachorra, da raça Lhasapso, chamada Cristal. Por meio de uma câmera de vídeo, conectada à internet, é possível observar o animal enquanto ele fica sozinho em casa, dosar a quantidade de ração e de água e, ainda, iluminar o espaço onde ele se encontra.

Ressalta o professor que o sistema oferece comodidade a todas as pessoas que possuem algum tipo de animal de estimação, permitindo maior interação entre o dono e o animal em situações que se faz necessário viajar e ficar distante da residência. E acresce um benefício muito importante que é a segurança do animal e da residência, pois não é necessária a interferência de terceiros, afirma.

Assim, de um computador instalado num escritório, de um notebook ou mesmo de um celular (desde que tenha acesso à internet), é possível ao dono do animal alimentá-lo, conversar e interagir com ele, de qualquer parte do mundo e a qualquer momento.

Recursos tecnológicos

Informa o professor Jacomini que para o funcionamento do sistema é necessário um computador que suporte a placa de captura de vídeo com porta paralela; uma placa de captura de vídeo com suporte à internet; uma câmera de monitoramento colorida, uma fonte de 12 volts para a câmera de vídeo, dosagem de ração e água, um sistema de dosagem de água, um sistema de dosagem de ração, conexão com a internet banda larga com, no mínimo 1 Mbps, uma placa desenvolvida para atender o projeto com relés e conexão com a porta paralela e um software desenvolvido para atender o sistema.

Calcula Jacomini que todo o equipamento custe em torno de R$ 2 mil, mas o proprietário do animal pode instalar quantas câmeras quiser e adequar o sistema às necessidades de monitoramento dos seus bichos. Agora o professor irá patentear o seu invento.

Ele lembra que no mercado há alimentadores automáticos controlados por temporizadores (timers), cuja dosagem é feita pelo próprio alimentador. Mas ressalta que o Web Pet está capacitado para fazer a dosagem de ração e água, além de manter a iluminação do ambiente onde o animal se encontra. E todo esse controle é feito através de um software específico que tem um mecanismo de comunicação com o alimentador, via web. Além disso, o sistema possibilita o escoamento total da água e a sua renovação, enfatiza Jacomini.

O professor detalha, ainda, que para atender as necessidades do animal, no tocante à alimentação e água, basta o dono acionar o botão correspondente à cada função existente no software. Ao ser pressionado pelo mouse, irá acionar via porta paralela do PC, o relé específico, que pode ser da água, da ração ou da luz. Basta para isso a pessoa estar concectada remotamente através de um computador ou celular e abrir o sistema Personal Web Pet.

Reconhecimento

O projeto está estruturado em três áreas do conhecimento, como informática, mecânica e eletroeletrônica, com aplicações de automação residencial e industrial. Para o autor do projeto, as premiações representam o reconhecimento do trabalho e estimula os alunos do Senai a também investirem em novos conhecimentos tecnológicos.

O diretor do Senai/Sorocaba, professor Jocilei Oliveira, reforça as considerações de Jacomini e acrescenta que os prêmios conquistados pela unidade local no Inova Senai demonstram o espírito de equipe que norteia o trabalho do Senai, aliado à estrutura de equipamentos e processos de que dispõe a escola para respaldar projetos desse nível. A inovação é a razão de crescimento das empresas. O conhecimento só tem valor se pode ser compartilhado e trazer benefícios para a sociedade e provocar estímulos nos alunos para que também invistam em novos processos e novos produtos tecnológicos, afirma Oliveira.

http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=30&id=278064

Nenhum comentário:

Postar um comentário