quarta-feira, 30 de junho de 2010

PF faz maior operação ambiental do País; duas pessoas são presas em Maringá e Cianorte Rubia Pimenta

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
30-Jun-2010

Divulgação PF-PR

Divulgação PF-PR - Estrangeiro que chegava ao Brasil foi preso com colete que carregava 64 ovos de aves nativas

Estrangeiro que chegava ao Brasil foi preso com colete
que carregava 64 ovos de aves nativas

A Polícia Federal (PF) no Paraná deflagrou na manhã desta quarta-feira (30), a "Operação São Francisco", considerada a maior operação de cunho ambiental já realizada no Brasil. O objetivo é reprimir o tráfico internacional de animais nativos da fauna brasileira, bem como a receptação e formação de quadrilha. A ação acontece em três estados e também na Holanda. Entre as cidades onde estão sendo feito buscas, incluem-se Maringá e Cianorte.

Segundo a assessoria de Comunicação da PF, estão sendo cumpridos 32 mandados de prisão (entre eles de funcionários públicos), além de 42 mandados de busca e apreensão, que serão cumpridos em residências, empresas e repartições públicas.

Divulgação PF-PR

Divulgação PF-PR - Ave nasce no momento de uma prisão no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, quando um estrangeiro chegava ao Brasil com 64 ovos

Ave nasce no momento de uma prisão no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, quando um estrangeiro chegava ao Brasil com 64 ovos

Em Maringá, houve apreensão em uma casa, onde vários pássaros foram encontrados. Uma pessoa foi presa. Segundo a assessoria de comunicação da PF, os animais foram apreendidos e catalogados. Eles deverão ser mantidos pelo proprietário, que será punido caso alguma ave seja vendida.

Em Cianorte, os policiais receberam denúncias de que haveria um criadouro com mais de 60 espécies de animais, e uma pessoa foi presa.

Servidores públicos ocupantes de cargos com dever de ofício de fiscalização e repressão dos crimes investigados estão entre os acusados. Foram presos um coronel da Polícia Militar (PM) e comandante da Força Verde, um funcionário do Tribunal de Contas que é assessor de um dos conselheiros e ainda dois diretores do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

O maior traficante de aves do país, Marcio Rodrigues, e outras duas pessoas consideradas líderes da quadrilha foram presos em São José dos Pinhais.

Todas as prisões foram cumpridas com apoio institucional dos representantes dos poderes constituídos na esfera estadual.

Investigação

As investigações acontecem há oito meses. Foram identificados os integrantes da maior quadrilha brasileira de tráfico de animais silvestres, sobretudo aves da fauna brasileira que eram vendidas no exterior - onde alcançam preços exorbitantes. A Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) está auxiliando a operação.

Buscas e prisões foram realizadas em Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu, além de Florianópolis e, em São Paulo, nas cidades de Ribeirão Preto, Araraquara, Piracicaba, Campinas, Capivari e na capital do Estado.

Os animais encontrados vivos em cativeiro serão apreendidos pelo IBAMA e logo encaminhados para um centro de triagem de animais. Havendo viabilidade técnica, serão devolvidos para seus países de origem os animais trazidos ilegalmente e repatriados os exemplares levados clandestinamente do Brasil.

Além dos crimes de maus-tratos de animais, tráfico internacional de espécies das faunas nativa e exótica, os envolvidos ainda responderão por receptação, formação de quadrilha, falsificação de sinais públicos, tráfico de influência, crimes contra a ordem tributária e de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores.

http://odiario.com/policia/noticia/313764/pf-faz-maior-operacao-ambiental-do-pais-duas-pessoas-sao-presas-em-maringa-e-cianorte.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário