sexta-feira, 2 de julho de 2010

Portugal: Defensores dos animais protestam contra touradas em Setúbal

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
02-Jul-2010

O movimento anti-touradas de Setúbal, denominado de “ÉS Animal/Plataforma de Acção pela Ética Animal em Setúbal”, foi criado há cerca de um mês para lutar pelos direitos e dignidade dos animais. Para dia 31, está marcada uma ação de protesto contra a corrida de touros integrada na programação da Feira de Sant´ Iago que irá decorrer numa praça desmontável.

Paulo Artur Costa, um dos membros fundadores desta associação, realça que o objectivo desta jornada é sensibilizar a população para que se acabe, de vez, com as touradas em Setúbal e para que a população assuma uma posição anti-touradas, uma tradição cruel para com os animais, mas também para que se evitem acidentes pessoais em praças desmontáveis.

O dinheiro dos contribuintes não pode ser investido num espetáculo taurino mas sim noutras coisas mais importantes para o desenvolvimento de Setúbal. A crítica de Paulo Artur Costa é direcionada ao município que patrocina o regresso das corridas de touros à Feira de Sant´Iago.

Além de ser contra as corridas de touros e contra a reabertura da Praça de Touros Carlos Relvas, que se encontra encerrada para obras, este movimento condena a política de abate de animais no canil/gatil de Setúbal. Estamos empenhados em promover ações de sensibilização, na via pública e nas assembleias municipais, para a adopção de animais abandonados, com base numa política de proteção e de esterilização, bem como na criação de leis que permitam essa ação em prol dos animais, sublinha.

A associação, que irá funcionar nas instalações da Academia Problemática e Obscura, em Setúbal, ainda se encontra em fase de constituição. Paulo Artur Costa conclui que o projecto “ÉS Animal” representa um grito de revolta pelos direitos e dignidade dos animais e para que Setúbal seja uma cidade mais justa e evoluída.

Paralelamente, o Partido Pelos Animais (PPA), em fase de constituição no distrito de Setúbal, apelou esta semana à população, através do blogue, que solicite ao executivo sadino a não autorizar a tourada de 31 de Julho.

É uma forma de proteger os animais deste tipo de atos de barbaridade, refere Célia Feijão, coordenadora do núcleo de Almada do PPA. O apelo pode ser consultado, na íntegra, em http://ppa-almada.blogspot.com/2010/06/e-mail-pedir-que-nao-se-realize-corrida.html. A mensagem deverá ser enviada para ( gap@mun-setubal.pt) ou ( gapc@mun-setubal.pt).

http://www.imais.pt/content/defensores-dos-animais-protestam-contra-touradas-em-setubal007

Nenhum comentário:

Postar um comentário