quinta-feira, 1 de julho de 2010

SC na rota internacional do tráfico de animais

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
01-Jul-2010

Operação São Fransciso prendeu dois receptadores que mantinham espécies exóticas em cativeiro

Policiais federais apreenderam, ontem, 152 aves e duas tartarugas da espécie Tigre D’água mantidas em cativeiro de forma irregular em duas casas de Florianópolis. A ação faz parte da Operação São Francisco, que desbaratou uma quadrilha de importação e exportação de pássaros exótico silvestres e nativos do Brasil. De acordo com a Polícia Federal, SC faz parte da rota internacional do tráfico de animais.

Pelos menos 10 mil animais foram recolhidos em vários estados do país. A multa aplicada aos proprietários é de R$ 474,4 mil.

As aves apreendidas Florianópolis estavam em duas casas - uma em Coqueiros e outra no Centro - e foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Santa Catarina, na Capital. O delegado que coordenou o trabalho no Estado, Raimundo Barbosa, afirmou que Santa Catarina servia como mercado consumidor de aves exóticas e fonte de abastecimento do tráfico de pássaros nativos para a Europa. Ele falou que os animais contrabandeados para fora do país são capturados nas proximidades de Blumenau e Timbó.

Os suspeitos vão responder inquérito por receptação, formação de quadrilha e comércio ilegal de espécie em extinção. Os dois proprietários detidos em Florianópolis foram presos temporariamente e transferidos para Curitiba, onde a operação foi centralizada. O delegado declarou que as investigações começaram há seis meses no Estado. Ele acredita que o aprofundamento do trabalho vai acarretar em novas prisões em Santa Catarina.

Barbosa contou que os principais integrantes da quadrilha são o holandês Nikolas Antonius Cornelius e Márcio Rodrigues, morador de Curitiba. O primeiro atua como fornecedor de aves de várias partes do mundo para o Brasil. A Interpol deve cumprir o mandado de prisão preventiva contra o estrangeiro. Já Rodrigues cria e revende os animais. Ele cruza os pássaros para obter cores raras e aumentar o valor.

De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Federal no Paraná, foram realizadas 30 prisões, entre temporárias e preventivas, nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Entre os detidos, está um homem estrangeiro que entrava no aeroporto de Guarulhos (SP) com ovos escondidos em uma camiseta adaptada (veja foto na arte). Também foram cumpridos 42 mandados de busca e apreensão.

As prisões também incluíram servidores públicos que ocupavam cargos em órgãos de fiscalização. Cerca de 9,5 mil animais foram encontrados no Paraná, onde ficava o sítio responsável pela reprodução das aves. Elas serão entregues ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Colaborou Melissa Bulegon
FELIPE PEREIRA
http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2956354.xml&template=3898.dwt&edition=15002&section=213

Nenhum comentário:

Postar um comentário