terça-feira, 29 de junho de 2010

Portugal/Porto: aprovada esterilização de animais abandonados

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
29-Jun-2010

Recomendação, que será discutida segunda-feira pela Câmara, visa «travar assim o ciclo de abandono


A Assembleia Municipal do Porto aprovou uma recomendação do Bloco de Esquerda (BE) para que o canil municipal promova a esterilização de todos os animais a entregar para adoção, salvo contra-indicação do veterinário ou oposição de quem quiser ficar com eles, avança a agência Lusa.

A recomendação, dirigida à Câmara Municipal e apresentada na reunião ordinária daquele órgão, na segunda-feira, visa travar assim o ciclo de abandono, recolha, adopção, multiplicação e abandono.

O BE refere que o sítio oficial da Câmara Municipal regista que o abandono de animais continua a ser uma prática quotidiana, o que condiciona a atividade do canil municipal na recolha, acolhimento e entrega de animais.

Em vez de eutanasiar mensalmente dezenas de cães e gatos, importa antes travar este aumento exponencial de animais abandonados prevenindo a sua capacidade reprodutiva, sustentam os deputados bloquistas na sua recomendação.

Só em Abril foram abatidos 96 cães e 92 gatos, exemplificou o BE, defender que é urgente conter a população de animais errantes.

Com base em fontes informais, a deputada bloquista Alda Macedo referiu que o custo associado à esterilização de um animal é de 20 euros, ao passo que o abate, no seu conjunto, acaba por ser bastante mais caro, situando-se nos 60 euros.

A recomendação preconiza ainda a implementação de protocolos com associações de defesa dos animais para apoio à sua atividade e no sentido de esterilizar os animais que se encontram à sua guarda.

Em Setembro de 2009 foi lançada a campanha nacional de esterilização de cães e gatos abandonados lançada em Setembro de 2009 com vista a que os munícipes de todo o país apresentem soluções éticas e eficazes para o problema das centenas de milhar de animais saudáveis que são brutalmente mortos todos os anos nos canis municipais.

A campanha tem como objetivo diminuir a sobrepopulação de animais abandonados e, consequentemente, o número de abates anual de cerca de 100000 animais que se verifica em Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário