sábado, 3 de julho de 2010

Zoonoses de Taubaté/SP procura alertar população sobre os benefícios da castração em animais domésticos

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
03-Jul-2010
PREFEITURA DE TAUBATÉ / ASSESSORIA

A prefeitura de Taubaté, através do Projeto Melhor Amigo, desenvolvido pelo Centro de Controle de Zoonoses, vem realizando várias ações com objetivo de diminuir o número de animais abandonados nas ruas da cidade.

A realização de palestras educativas sobre Posse Responsável, mutirão de castração, realizados nos bairros e no próprio Centro de Zoonoses e constante campanha de adoção são algumas delas.

De acordo com a veterinária responsável pelo CCZ, Dra. Milene Garcez Iemini, ainda persiste uma grande dificuldade em relação à castração de animais: a falta de informação por parte da população, que muitas vezes teme realizar o procedimento em seus animais por estarem mal informados sobre o tema.

A castração de animais, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é uma forma de mutilação. Não existe, ainda, melhor método anticoncepcional que a castração, uma vez que ela representa um benefício à saúde do animal e uma importante aliada no combate ao crescimento populacional de cães e gatos. É uma cirurgia rápida, feita com auxílio de anestesia e medicamentos anti-inflamatórios.

A castração reduz quase a zero a possibilidade do animal desenvolver câncer, evita a perpetuação de doenças geneticamente transmissíveis, os animais ficam mais tranquilos, diminuem as fugas, evita acasalamentos indesejáveis, controlando a população de animais nas ruas.

É importante salientar que o animal castrado não perde sua personalidade, apenas torna-se mais sociável por não estar mais sujeitos às alterações dos hormônios sexuais.

Não são apenas físicos os benefícios da castração. Ela ainda é o melhor instrumento para quem se preocupa com a vida dos animais.

Para mais informações entrar em contato pelo telefone 3625.5047 ou comparecer ao Centro de Controle de Zoonoses, que fica na Estrada Amácio Mazzaropi, s/nº (próximo ao Hotel Fazenda Mazzaropi), das 14 às 17 horas.

http://www.valenews.com.br/geral/9194-zoonoses-de-taubate-procura-alertar-populacao-sobre-os-beneficios-da-castracao-em-animais-domesticos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário