quarta-feira, 23 de junho de 2010

Salvador/BA: Justiça nega pedido de circo para reaver animais

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
23-Jun-2010
Hieros Vasconcelos l A TARDE


Fernando Vivas/Agência A TARDE

Animais continuam no jardim zoológico, em Ondina, onde permanecerão por dois meses - Fernando Vivas/Agência A TARDE

Animais continuam no jardim zoológico, em Ondina, onde permanecerão por dois meses

O juiz substituto da 5ª Câmara Cível, Jatahy Fonseca, negou pedido dos proprietários do Circo Portugal de reaverem os seis animais apreendidos – dois elefantes, dois camelos, um cavalo e um pato – por ordem judicial e encaminhados ao Zoológico de Salvador no último dia 12, após denúncias de maus-tratos.

O pedido de apreensão foi feito pela Promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público (MP) baiano, provocado pelas associações protetoras de animais Terra Verde Viva e Célula- Mãe.

A decisão se deu após relatório técnico do zoo constatar que funcionários do circo utilizavam bastões elétricos para aplicar choques nos animais, além de outros instrumentos que causam dor.

Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) deve ser assinado na próxima segunda-feira por representantes das associações, MP e Circo Portugal, propondo que os animais sejam levados a uma fazenda de propriedade do circo em Minas Gerais, desde que haja fiscalização das ONGs locais. A proposta é que o circo se abstenha de usar os bichos em apresentações no território nacional.

O advogado do circo, Juliano Carvalho, diz que o objetivo é acabar com o impasse. Segundo ele, o TAC deve ser asssinado por ambas as partes e que “só falta a posição de um dos sócios ser favorável. Dessa forma encerramos este episódio”.

http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=4518444

Nenhum comentário:

Postar um comentário