sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Americana/SP: CCZ recolhe cavalo que ficou 3 dias em poste

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
06-Ago-2010
Ana Carolina Leal
Foto:Caio Bertaiolli

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Americana recolheu ontem um cavalo que estava havia três dias amarrado em um poste no cruzamento das ruas Mendes Sá e Joaquim Duarte, no Vale das Nogueiras. Funcionários da entidade chegaram até o animal após uma denúncia anônima. Crianças que brincavam no local no momento em que o cavalo foi apreendido disseram que o bicho estava todo esse período sem comida e sem água.
Segundo o coordenador do CCZ, Fernando Vicente Ferreira, o cavalo estava com ferimentos provocados supostamente por puxar carroça, magro, sem ferraduras e bastante faminto. "Quando ele chegou aqui (Zoonoses), queria comer o que via pela frente", afirmou.

De acordo com o coordenador, o animal pesa aproximadamente 260 quilos (deveria pesar mais de 300 quilos) e tem cerca de 18 anos. "Providenciamos a microchipagem e a certidão de nascimento dele", afirmou.

Ferreira explicou que o CCZ aguardará por dez dias a presença do dono do cavalo. Se o proprietário não aparecer, o animal será doado. Caso o dono procure a entidade, será autuado por maus-tratos e por manter o cavalo em via pública.

No último domingo, um cavalo provocou um acidente no quilômetro 127 da SP-304 (Rodovia Luiz de Queiroz), na Vila Mathiensen, em Americana. O técnico H.A.S., de 23 anos, seguia com um Corsa sentido Americana-Anhanguera e próximo do aeroporto atropelou o animal, que morreu no local. O condutor do carro foi socorrido e levado ao Hospital da Unimed, medicado e liberado.

Os donos do cavalo foram localizados graças a um microchip implantado no final do ano passado. Eles vão responder administrativamente pela não transferência do animal, por permitir a fuga e por danos a terceiros. Cada infração corresponde a R$ 836,77.

http://www.oliberalnet.com.br/cadernos/cidades_ver.asp?c=3A0C9344123

Nenhum comentário:

Postar um comentário