quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Moradores de Foz do Iguaçu se unem na internet contra eutanásia de animais

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
05-Ago-2010

Iguaçuenses e simpatizantes da causa estão se mobilizando na rede "Cidade Democrática" contra a eutanásia cometida nos animais que vão parar no Centro de Controle de Zoonoses e permanecem lá sem busca dos donos.

O usuário da rede que é chamado pelo site de "cidadão", Julio César Garcia, advogado e professor de Direito, promoveu uma proposta com o título "Proibir a eutanásia de animais em Foz do Iguaçu". Há aproximadamente 10 dias o tópico de discussão está recebendo apoio e comentários. Mais de 70 pessoas já se inscreverão e dezenas de comentários incentivam o fim da eutanásia de animais em Foz do Iguaçu.

O tópico de discussão criado por Júlio César diz que atualmente "os animais são recolhidos e sacrificados sem nenhuma razão plausível, a não ser a conveniência do órgão público". De acordo com o usuário da rede, com 500 apoios a proposta é encaminhada à Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu.

O médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses, Dr. Jairo Adams, explica que existe uma lei que normatiza a eutanásia no município, porém o número de sacrifícios tem diminuído progressivamente a cada ano. E que isso acontece devido ao controle da raiva. "Estamos em uma área de alto risco de raiva, essa medida de capturar o animal e a eutanásia são formas de controle". O Dr. explica ainda que a cidade não mais mantêm o serviço de "carrocinha", quando a viatura voltava com dezenas de animais para o CCZ. "Hoje acontece de forma seletiva, quando é encontrado animal atropelado, agredindo as pessoas ou até mesmo doente, pela lei ele deve aguardar alguns dias no canil para adoção ou retornar para o dono e depois segue para eutanasia", explica.

http://www.clickfozdoiguacu.com.br/foz-iguacu-noticias/moradores-de-foz-do-iguacu-se-unem-na-internet-contra-eutanasia-de-animais-6434

Nenhum comentário:

Postar um comentário