segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Meio Ambiente é o assunto que mais interessou brasileiros em 2010, revela pesquisa

Noticias - MEIO AMBIENTE - BRASIL
27-Dez-2010

Pesquisa realizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia com 2.016 pessoas revela que o assunto que mais despertou o interesse dos brasileiros este ano foi o meio ambiente: 83% dos entrevistados afirmaram que este assunto importa, contra 58% que pensavam desta forma em 2006. Naquele ano, 60% dos entrevistados disseram ter muito interesse em medicina e saúde. Este ano, o interesse atingiu 81%. Por outro lado, a política só é vista como um assunto "muito interessante" por 9% da população. A classe política está bastante desgastada, segundo o levantamento realizado em parceria com a Unesco.

Perguntados em quem mais confiam como fonte de informação sobre um assunto importante, apenas 0,6% escolheram os políticos. Os médicos são os mais confiáveis, com 30,5% dos votos dos entrevistados. Em segundo lugar estão os jornalistas, com 27,4%.

A pesquisa também mostra que, embora ainda seja pequeno o percentual de brasileiros que visitam espaços científico-culturais aumentou. Em 2006, 12% disseram visitar museus de arte. Hoje são 14%. Há quatro anos 25% disseram frequentar bibliotecas. Este ano já são 28,7%.

- Estamos bem aquém do ideal, mas já estamos com um nível compatível com países de menor desenvolvimento na Europa, como Portugal - observou Ildeu Moreira, diretor do Departamento de Popularização da Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia.

O ministério também avaliou a informação a que a população tem acesso - 89% permanecem informados quando ocorre uma epidemia de dengue, gripe ou outra doença contagiosa. Quanto à qualidade das matérias jornalísticas, 52% acham que a TV informa satisfatoriamente a ocorrência de novas descobertas científicas. Já com relação às matérias publicadas pelos jornais impressos, 46% estão satisfeitos. Para 74% os jornais produzem um número pequeno de matérias científicas e para 66% as notícias são tendenciosas.

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/12/27/meio-ambiente-o-assunto-que-mais-interessou-brasileiros-em-2010-revela-pesquisa-923362884.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário