quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Elefante africano poderá estar extinto em 2020

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
03-Nov-2010

ImageEm 2009, o grupo de monitorização de vida selvagem Traffic estima que tenham sido interceptadas e confiscadas cerca de 25 toneladas de marfim – retiradas de 2.500 elefantes.

No entanto, um relatório recente do International Fund for Wildlife Welfare descobriu que todos os anos são assassinados entre 35 e 38 mil elefantes africanos – cerca de 104 por dia ou 10% da sua população total.

As contas são fáceis de fazer e, se estes números continuarem constantes, escrevia há minutos a Environmental Graffiti, em 2020 os elefantes africanos estarão extintos.

Apesar de ilegal desde 1989, a venda de marfim continua a ter mercado, sobretudo no Médio Oriente, onde é utilizado para ornamentos e produtos medicinais.

Os anos 70 foram a década negra para esta espécie. Estima-se que nestes dez anos a população de elefantes africanos tenham passado de 1,3 milhões para os 609 mil animais. Só no Quénia, 85% dos elefantes foram liquidados.

De acordo com o Enviornmental Graffiti, o marfim de 40 elefantes valerá 540 mil euros, o que dá 13 mil euros por cada elefante. Muito dinheiro para os caçadores de elefantes.

“O comércio ilegal do marfim não está apenas relacionado com contrabandistas e caçadores” – defende Peter Younger, gestor dos serviços, assistência e infraestruturas operacionais da Interpol. “Há enormes consequências deste e de todos os crimes relacionados com a vida selvagem. Agentes da autoridade já foram assassinados, as pessoas são ameaçadas com violência. Este tipo de crime está ligado à corrupção e a um impacto económico mais vasto num qualquer país”.

Saiba mais sobre este tema.

http://www.greensavers.pt/2010/11/03/elefante-africano-podera-estar-extinto-em-2020/

Nenhum comentário:

Postar um comentário