quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Índia culpa Harry Potter pelo desaparecimento de corujas no país

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
03-Nov-2010

«Pottermania» terá levado ao aumento da procura da ave notívaga no mercado negro, garante o ministro do Ambiente indiano

ImageO ministro indiano do Meio Ambiente e da Indústria Florestal, Jairam Ramesh, acusou os fãs do feiticeiro Harry Potter de serem os responsáveis pelo desaparecimento de um número significativo de corujas selvagens, informa a BBC.

Segundo Ramesh, a «Pottermania» gerada à volta dos livros e filmes, que são muito populares Índia, onde o jovem feiticeiro aparece acompanhado pela mascote Hedwig, contribuiu para o risco de extinção das corujas, uma espécie protegida desde 1972 naquele país.

O fenómeno criado à volta da obra de J. K. Rowling agrava assim a situação de perigo em que já se encontravam as aves noctívagas na Índia, onde são usadas em rituais de magia negra e outros cultos. A «Pottermania» terá, segundo o governante, convertido a coruja em mascote da moda, tendo levado ao aumento da procura do animal no mercado negro.

http://www.tvi24.iol.pt/cinema/tvi24-cinebox-harry-potter-corujas-hedwig-jaraim-ramesh/1205186-4059.html

Nota T.A. - A cultura popular sempre reage querendo copiar seus ídolos e personagens de filmes. Cabe aos governos e à sociedade esclarecida coibir os efeitos negativos e/ou criminosos dessas atitudes. Culpar um filme ou um livro pelos crimes praticados é no minimo um desejo de fugir da responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário