quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Redes de pesca são ameaça para toninhas

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
03-Nov-2010
MARÍLIA ROCHA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Cerca de 50 cientistas elaboraram, na semana passada, um plano de ação para salvar as toninhas. Essa espécie de golfinho (Pontoporia blainvillei), prima pobre e desconhecida dos golfinhos-rotadores, que vivem em Fernando de Noronha e são mais famosos no Brasil, corre risco de extinção.

As toninhas vivem desde a costa do Espírito Santo até a Argentina. Por isso, os pesquisadores reunidos eram de vários países da América do Sul e mesmo do exterior. Eles estiveram reunidos em Florianópolis para essa elaboração de diretrizes.

Um dos objetivos centrais é reeducar pescadores para evitar muitas toninhas fiquem presas na suas redes -a "pesca" involuntária de toninhas é a grande vilã da espécie, hoje classificada como "vulnerável" nas listas de espécies ameaçadas.

Boa parte do desconhecimento da espécie tem a ver com a sua maneira de viver.

Ao contrário de outras espécies de golfinhos (como os próprios rotadores), a toninha não costuma ser facilmente observada na natureza, e não rende boas fotos.

Diante da falta de atenção, calcula-se que, entre 1996 e 2004, a população de toninhas tenha caído pela metade. Existem hoje cerca de 40 mil indivíduos da espécie.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe0311201004.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário