quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Polícia indiana desmantela rede de tráfico de elefantes

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
03-Nov-2010
Foto: Telegraph
Foto: Telegraph
A polícia indiana desmantelo uma rede de tráfico de elefantes selvagens, suspeita de ter revendido cerca de uma centena de paquidermes da Índia e do Nepal, anunciou hoje aquela instituição, citada pela agência AFP. Dois elefantes, uma fêmea e o filho, foram encontrados pelas autoridades num camião que circulava perto da fronteira dos estados indianos de Assam e de Bengala ocidental no passado fim-de-semana.

O líder do grupo foi detido em Guwahati, a principal cidade da província de Assam, e os restantes quatro membros foram interceptados pouco tempo depois nas proximidades, disse, à AFP, um chefe da polícia local, P. K. Dutta. A polícia tinha sido alertada para a actividade deste grupo pela Club Green Heart Nature, uma associação de protecção do ambiente.

Ainda de acordo com as autoridades locais, nos últimos cinco anos, 91 elefantes de Assam terão sido levados ilegalmente dos estados indianos de Uttar Pradesh, do Bihar e do Rajastão, bem como do vizinho Nepal. Este grupo é suspeito de ter capturado estes animais selvagens, de os domesticar e de posteriormente os vender, fazendo crer que se tratavam de elefantes, como muitos que existem naquele país. A polícia tem fortes indícios de que os animais eram drogados durante o transporte.

Segundo a imprensa local, citada pela AFP, o tráfico de elefantes pode render cerca de 65 mil euros por cabeça. Normalmente, são comprados por homens de negócio ricos como símbolo do seu estato social ou para servirem de atracção turística. As associações de defesa da vida animal acusam os guardas das fronteiras de se deixarem corromper para fecharem os olhos a este negócio ilícito. Na Índia, a venda de elefantes é proibida e mesmo a sua passagem de um estado para o outro tem que obedecer a um conjunto rigoroso de regras.

http://jn.sapo.pt/blogs/osbichos/archive/2010/11/03/pol-237-cia-indiana-desmantela-rede-de-tr-225-fico-de-elefantes.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário