sexta-feira, 5 de novembro de 2010

MP pede indiciamento por homicídio de organizador do rodeio

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
05-Nov-2010

Dois engenheiros também estão no pedido; tragédia deixou 4 mortos em 2009

O Ministério Público de Jaguariúna pediu à Polícia Civil o indiciamento por homicídio culposo (sem intenção e matar) e lesão corporal culposa do organizador do Jaguariúna Rodeo Festival, Valdomiro Poliselli Junior, e dos engenheiros Flávio Paoliello Machado de Souza, que elaborou o projeto de proteção e combate a incêndio e pânico, e Maria Carolina da Silva Winkler, responsável pela montagem das estruturas. O promotor Leonardo Romano Soares acredita que eles têm responsabilidade na morte de quatro jovens durante o rodeio que acabou em tragédia, em maio de 2009.

A solicitação do MP foi feita na quarta-feira (3), mas divulgada pela assessoria de imprensa do órgão na tarde desta sexta-feira (5). Outras 11 pessoas ficaram feridas no tumulto que aconteceu na arena de shows. A promotoria também aponta como responsáveis pela tragédia Ivair Nunes Pereira, André Luiz Bicudo e Lucimara Rossi de Godoy, oficiais do Corpo de Bombeiros que concederam o auto de vistoria para a realização do evento, e de seguranças, ainda não identificados.

Além do indiciamento dos três, o MP de Jaguariúna também requereu que a polícia colha os depoimentos da oficial do Corpo de Bombeiros Lucimara Rossi de Godoy. Ela é a única dos três oficiais ainda não ouvidos no inquérito policial. Além disso, solicitou o depoimento do responsável pela segurança do evento sobre a participação dos profissionais que trabalharam na segurança e de vítimas, para representação criminal contra os indiciados e para obtenção de provas das lesões corporais sofridas.

Na manifestação, de 26 páginas, também foi requerida a remessa de cópia do inquérito à Justiça Militar e à Corregedoria da Polícia Milita,r para apuração de crime militar (homicídio culposo e lesão corporal culposa) e falta funcional eventualmente praticada pelos oficiais do Corpo de Bombeiros.

Somente depois de receber o que foi solicitado à Polícia Civil o Ministério Público poderá apresentar a acusação formal à Justiça contra os responsáveis pela tragédia.

Em nota, Valdomiro Poliselli Júnior disse que vai aguardar o posicionamento da juíza da 2ª Vara da Comarca de Jaguariúna, Ana Paula Colabono Arias, "visto que o pedido de indiciamento feito pelo Ministério Público apóia-se em dados ainda não esclarecidos".

A equipe da EPTV entrou em contato com o Corpo de Bombeiros, mas até às 18h não teve retorno. As outras pessoas citadas na solicitação do MP ainda não foram localizadas.

Tragédia

A tragédia no Rodeio de Jaguariúna aconteceu na madrugada do dia 23 de maio de 2009. Quatro pessoas morreram e 11 ficaram feridas. As vítimas fatais foram pisoteadas durante uma confusão em um dos corredores de acesso à arena, que ficava embaixo da arquibancada, em frente ao palco.

Imagens feitas por um cinegrafista amador mostram a entrada tumultuada para o show. No sentido contrário, algumas pessoas tentam sair do recinto pelo mesmo local.

Por causa das mortes, a Justiça determinou o cancelamento do evento, que teria shows no sábado e no domingo seguintes. O inquérito policial foi aberto no dia 25 de maio de 2009.

O Ministério Público de Jaguariúna recebeu no dia 23 de junho deste ano o inquérito. O relatório enviado pela Polícia Civil estava baseado em depoimentos e na perícia feita pelo Instituto de Criminalística na época. O laudo divulgado em maio de 2010 aponta várias irregularidades na organização da festa, entre elas superlotação, falta de preparo dos seguranças e deficiência nas saídas de emergência.

Depois da análise do inquérito, o promotor Leonardo Romano Soares constatou que faltavam alguns depoimentos e por isso reencaminhou o documento com as solicitações à polícia.

http://eptv.globo.com/noticias/NOT,0,0,322643,MP+pede+indiciamento+por+homicidio+de+organizador+do+rodeio.aspx

Leia mais

10-Mai-2010
2. TJ derruba liminar e libera rodeio em Jaguariúna
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
06-Mai-2010
3. Jaguariuna/SP: Justiça mantém suspensão de rodeio
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
05-Mai-2010
05-Mai-2010
5. MP consegue liminar que barra rodeio de Jaguariúna/SP
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
03-Mai-2010
02-Mai-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário