segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Mamífero raro com escamas é ameaçado por medicina chinesa

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
01-Nov-2010

Segundo a tradição oriental, escama do animal seria remédio para doenças circulatórias e asma

por New Scientist

Fotos: © WWF-Malaysia /Lau Ching Fong e Stephen Hogg
Fotos: © WWF-Malaysia /Lau Ching Fong e Stephen Hogg
Dados sobre o tráfico de animais da ilha asiática de Bornéu, mostram que 22 mil Sunda pangolins, ou tamanduás espinhosos, foram capturados entre maio de 2007 e dezembro de 2008. E cerca de uma tonelada de suas escamas foram exportadas.

Enquanto isso, a polícia local apreendeu apenas 654 pangolins ilegalmente transportados entre 2001 e 2008. A espécie está seriamente ameaçada, de acordo com a União Internacional pela Conservação da Natureza.

Os pangolins são os únicos mamíferos com escamas conhecidos. E justamente por causa de sua cobertura incomum, são tão ameaçados. Para a medicina chinesa, as escamas do animal melhoram a circulação sanguínea, tratam doenças respiratórias, problemas menstruais, de amamentação e até artrite.

As escamas são moídas e transformadas em amuletos para serem usados pelos doentes. Além disso, a carne do mamífero também traria benefícios à saúde, de acordo com a tradição chinesa.

Foto: Piekfrosch
Foto: Piekfrosch

As populações das oito espécies de pangolins estão correndo risco de extinção, por isso sua exportação é proibida desde 2000. Autoridades ambientais acreditam que a China seja o principal destino dos animais e suas escamas.

E não há muita perspectiva para o fim do tráfico. Já que a polícia ambiental local tem poucos recursos para fiscalizar a floresta; os pangolins, facilmente capturados, não apresentam muita resistência aos caçadores e são valiosos, cada animal sai por US$ 160.

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI183855-17770,00-MAMIFERO+RARO+COM+ESCAMAS+E+AMEACADO+POR+MEDICINA+CHINESA.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário