domingo, 20 de fevereiro de 2011

Campinas/SP: Sacrifício de capivaras confinadas será decidido nesta 2ª feira

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
20-Fev-2011

Prefeito fez nova consulta ao Ibama, diante das reações contrárias à matança

A Prefeitura de Campinas deve definir nesta segunda-feira (21) o destino das 20 capivaras confinadas no Lago do Café, que viraram motivo de polêmica por causa da proposta da administração pública de promover o sacrifício dos animais. Diante das reações contrárias de entidades de proteção dos animais, o prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT) pediu uma nova consulta ao Ibama, que é a favor da matança, para verificar se existe outra alternativa, com eficácia comprovada, para resolver o problema.

A delegada titular do setor de Defesa dos Animais, Rosana Mortari, abriu investigação na quinta-feira (17) para apurar a denúncia feita pelo Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais sobre maus-tratos e a verificação da quantidade de capivaras no Lago, a fim de tentar evitar a eutanásia dos animais. Segundo a delegada, o objetivo do termo é tentar inibir o abate. “Esse tipo de solução é muito prática e fere o meio ambiente”, disse Mortari.

Para a delegada, é possível que tenha alternativa ambiental correta. "Não pode eliminar o animal por conta de ser hospedeiro do carrapato. Precisamos buscar uma solução visando a saúde pública, como, por exemplo, colocar os animais em um local adequado”, diz Rosana.

A polícia vai verificar se as capivaras estão recebendo os cuidados necessários para o confinamento, como abrigo, água, alimentação e castração, além de analisar a suspeita do sumiço de alguns animais.

De acordo com a delegada, vão ser feitos laudos do local para reunir provas e, se necessário, ouvir funcionários. O prazo para finalizar a investigação é de 30 dias, mas pode ser estendido. A pena máxima, em caso de constatadas irregularidades, é de dois anos de prisão ou multa.

Ratificação

Técnicos da Secretaria de Saúde de Campinas se reuniram com representantes do meio ambiente e jurídico, na semana passada, com laudos e documentos de pesquisa feitos desde 2008, quando as capivaras foram confinadas, para discutir com o prefeito em exercício, Demétrio Vilagra, a recomendação do abate.

De acordo com a Secretaria de Sáude, a ratificação da indicação para a eutanásia dos animais, com um consenso técnico entre os profissionais, indica o modo mais seguro de combater o carrapato-estrela, transmissor da febre maculosa e que se hospeda nas capivaras.

O sacrifício foi autorizado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em janeiro. A Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo (Sucen) ajuda a prefeitura no monitoramento e acompanhamento da infestação do carrapato no local e também no manejo ambiental.

Justiça

O Conselho Municipal de Defesa dos Animais é contra a eutanásia e deve recorrer à Justiça para impedir o sacrifício. Para os ambientalistas, a prefeitura deve eliminar os carrapatos com carrapaticida. Para isso, os animais deveriam ser isolados e o parque reaberto à população.

Mortes

Entre 2006 e 2008, três funcionários da prefeitura que trabalhavam no Lago do Café morreram com febre maculosa. O local, uma das principais áreas de lazer de Campinas, foi interditado por causa da infestação do carrapato-estrela. Na cidade, desde 1999, já foram registrados 75 casos, com 22 mortes.

http://eptv.globo.com/campinas/noticias/NOT,1,1,336476,Sacrificio+de+capivaras+confinadas+sera+decidido+nesta+segunda+21.aspx

Leia mais

...lene Moreto Ambientalistas questionam riscos para a população e protestam contra a morte das capivaras - (Foto: Leandro Ferreira/AAN) Após três anos fechado em razã...
19-Fev-2011

...rio Vilagra (PT), começa nesta segunda-feira (14/02) a articular alternativas para evitar o abate das capivarasque estão confinadas há dois anos no Lago do Café. Ape...
14-Fev-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário