segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Nova Zelândia: 107 baleiras encalhadas em praia

21-Fev-2011

Parte das baleias teve que ser sacrificada; outra parte já estava morta quando elas foram encontradas - Foto: Reuters

Mais de 100 baleias morreram encalhadas em uma praia isolada da ilha Sul da Nova Zelândia, anunciou um funcionário do ministério de Proteção do Meio Ambiente. As baleias, 107 no total, foram encontradas em uma praia de Stewart Island, ao sul da ilha Sul da Nova Zelândia.

Várias baleias já estavam mortas e 48 foram sacrificadas pela impossibilidade de levá-las de volta ao mar. "Compreendemos rapidamente que seriam necessárias pelo menos 10 a 12 horas antes de poder iniciar as tentativa de levá-las ao mar, mas com o sol e o calor muitas morreram antes", declarou a fonte ministerial.

As baleias-piloto podem alcançar até 20 m de comprimento.

http://noticias.terra.com.br:80/mundo/noticias/0,,OI4954960-EI17616,00-Nova+Zelandia+baleiras+sao+achadas+encalhadas+em+praia.html

_________________________________________________________________________________________________

107 baleias-piloto morrem em praia da Nova Zelândia

Baleias encalhadas foram encontradas por turistas. Quando especialistas chegaram ao local, metade do grupo já estava morto.

Cento e sete baleias-piloto morreram em uma praia isolada no sul da Nova Zelândia no domingo.

Os animais foram encontrados encalhados na praia por dois turistas. Os turistas deram então o alerta ao servico de proteção ambiental.

A baleia-piloto é a espécie de baleia mais comum na Nova Zelândia.

Quando chegaram ao local, os especialistas encontraram metade do grupo já morto. Eles então optaram por sacrificar as 48 baleias restantes. De acordo com um comunicado à impresa, os animais não iriam sobreviver o tempo necessário para devolvê-los ao mar. O clima seco e o forte calor debilitaram a resitência dos animais.

O local é tão isolado que os corpos foram deixados na praia para se decompor naturalmente, afirmaram as autiridades.

Os cientistas não têm nenhuma explicação conclusiva sobre o que levou as baleias-piloto a encalharem na praia.

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,107-baleias-piloto-morrem-em-praia-da-nova-zelandia,682370,0.htm

Nota T.A.: O homem procura se comunicar com seres extra-terrestres que nem sabe se existem e ainda não aprendeu ao menos a ler os sinais de outros habitantes deste mesmo planeta. Um dia após a morte e o encalhe das baleias ocorreram vários terremotos ao sul da Nova Zelândia. Com certeza a movimentação das placas tectônicas do pacífico já haviam abalado e desorientado as baleias. Link sobre o terremoto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário