terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Filhote de baleia encalhado morre em praia em Santa Catarina

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
22-Fev-2011

Eutanásia para minimizar sofrimento do animal foi feita na manhã desta terça.
Baleia foi encontrada encalhada em praia de Laguna na segunda-feira (21).

Do G1, em São Paulo

Filhote de baleia encalhou vivo em uma praia em Laguna (SC) (Foto: Arquivo/APA da Baleia Franca - ICMBio)
Filhote de baleia encalhou vivo em uma praia em Laguna (SC) (Foto: Arquivo/APA da Baleia Franca - ICMBio)
Um filhote de baleia encontrado encalhado na segunda-feira (21), em uma praia em Laguna (SC), morreu por volta das 9h desta terça-feira (22). Segundo informações da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o procedimento de eutanásia foi realizado dentro das normas do protocolo de encalhe de animais marinhos. A medida foi tomada para minimizar o sofrimento do animal.

"O filhote foi encontrado por pescadores, que informaram a Polícia Militar Ambiental. Enquanto nos avisava, a polícia realizou três tentativas de retorno do animal ao mar, mas sem sucesso. Nossa equipe de especialistas foi então encaminhada ao local, principalmente para monitorar as condições do filhote, que estava bastante debilitado", diz ao G1 Maria Elizabeth Carvalho da Rocha, chefe da APA da Baleia Franca.

O filhote não apresentava ferimentos, mas, segundo Maria Elizabeth, estava desnorteado e tinha uma cicatriz ainda não fechada do cordão umbilical. A estimativa é que o animal de 4,5 metros de comprimento tivesse cerca de 2 meses. A mãe do filhote não foi encontrada nas imediações no local do encalhe.
"No fim da tarde de segunda-feira, depois do acompanhamento do estado de saúde do filhote, optamos pela eutanásia, para minimizar o sofrimento do animal. Ele estava muito fraco, sem mobilidade, e o fato de conseguir respirar fora da água prolonga muito a agonia das baleias", afirma a especialista.
A eutanásia, no entanto, prevista para a noite de segunda-feira, não foi possível devido a mudanças climáticas na região do encalhe. Na manhã desta terça-feira, por volta das 9h, o filhote morreu após intervenção com medicamentos. "Neste momento está sendo feita a necrópsia e a expectativa é que o filhote seja enterrado até o fim do dia desta terça-feira, nas dunas próximas ao local do encalhe", afirma.

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/02/filhote-de-baleia-encalhado-morre-em-praia-em-santa-catarina.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário