sábado, 26 de fevereiro de 2011

Região Serrana do RJ: WSPA e UNIFESO já atenderam 1.300 animais

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
26-Fev-2011

- Entre os atendimentos estão vermifugação, curativos, vacinação e cirurgias aos animais vítimas das chuvas

O UNIFESO firmou uma parceria com a WSPA para criar o Centro de Operações que está contribuindo para a manutenção do bem-estar dos animais afetados pela tragédia. Na ativa desde o dia 27 de janeiro no Campus Quinta do Paraíso, o local armazena alimentos, medicamentos veterinários e outros produtos como bebedouros e comedouros, distribuídos ordenadamente de acordo com a necessidade dos locais afetados.

Até o dia 22 de fevereiro, a supervisão do Centro de Operações já havia registrado mais de 1.300 atendimentos veterinários, entre vermifugação, retirada de bernes, prevenção a carrapatos, pulgas e sarnas, curativos, vacinação, cirurgias, alimentação, entre outros realizados no campus e durante as visitas em comunidades. De um total de 10 toneladas de sacos de ração arrecadados, mais de seis toneladas já foram distribuídos para os donos dos animais.

Os estudantes, na maioria dos últimos períodos, estão empenhados no trabalho de campo nas áreas mais necessitadas, sob a orientação de professores e a cooperação de médicos veterinários. Para o professor André Vianna, a experiência traz benefícios tanto para a população quanto para a formação dos acadêmicos. “Desenvolve a questão da inserção social, a mobilização em uma ação duradoura, e trabalha ainda com uma situação de emergência e com o trabalho em equipe”, observou.

As equipes da WSPA e do UNIFESO visitaram bairros dos municípios de Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto, Nova Friburgo, Sumidouro e Bom Jardim, onde realizaram exames e trataram dos animais. Além de cães e gatos, as equipes atenderam cavalos, suínos e cabras. “O trabalho segue com a previsão de dois anos. Os acadêmicos estão gostando muito da experiência e também têm recebido muitos elogios por parte dos membros da WSPA”, revelou o professor André Vianna.

Para a estudante Aline Pandeló Gomes, “trabalhar como voluntária com a WSPA foi muito gratificante, pois além de ajudar os animais, os riscos de zoonoses nas comunidades diminuíram”. Ela destacou ainda a experiência de conviver com uma situação de emergência junto às famílias como um ponto positivo para os acadêmicos. “Além disso, o nome UNIFESO será reconhecido internacionalmente”, acrescentou.

Sobre a WSPA

A Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA) é a maior federação de organizações de bem-estar animal do mundo, representando mais de mil afiliadas em 156 países. Através de trabalhos de campo, campanhas, trabalho legislativo, educação e programas de treinamento, a WSPA busca pelo bem-estar animal e pelo fim dos maus tratos contra os animais. Informações sobre o funcionamento do Centro de Operações podem ser obtidas com o UNIFESO (21) 2743-5300, das 9h às 17h, ou com a WSPA (21) 7109-4646.

Aperfeiçoamento em Bem-estar

Nos dias 17 e 18 de fevereiro aconteceu o curso de extensão e aperfeiçoamento “Bem-estar animal e sua aplicação na Medicina Veterinária” no Campus Sede do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO). Os estudantes de Medicina Veterinária tiveram a oportunidade de refletir sobre as formas de se tratar animais em diversas situações, contando com a vivência e o conhecimento da gerente de programas veterinários da Sociedade Mundial de Proteção Animal (World Society for the Protection of Animals - WSPA), Rosângela Ribeiro.

“Ela tem uma ampla experiência nesta área, respeitando a questão da regionalidade, por sua atuação no mundo, inclusive em áreas de desastres”, observou o professor Andre Vianna Martins, coordenador do curso de Medicina Veterinária do UNIFESO.

A vivência da palestrante na Sociedade chamou a atenção do estudante Guilherme Marques, do 9º período. “Trata-se de uma organização que tem uma experiência mundial neste cenário que estamos atuando, ou seja, no tratamento de animais em situações de desastres”, frisou.

Mesmo depois de formada, a veterinária Wendy Castro fez questão de participar do curso e também como voluntária da WSPA. “Acho muito interessante esta organização, além disso, acrescenta muito para minha profissão continuar participando dos eventos promovidos pela Instituição”, afirmou.

http://odiariodeteresopolis.com.br/leitura_noticias.asp?IdNoticia=16966

Nenhum comentário:

Postar um comentário