Além da castração de cães e gatos, a unidade móvel também divulgará ações de guarda responsável
Operações do “Castramóvel” será feita por profissionais e alunos do Departamento de Medicina Veterinária da UFPR (foto: SMCS)
O ônibus "Castramóvel", unidade que faz cirurgias de castração de animais, estará nesta terça-feira (1) na Vila Pantanal, no Alto Boqueirão. O trabalho faz parte da parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Além da castração de cães e gatos, a unidade móvel também divulgará ações de guarda responsável, identificação e bem estar dos animais e controle de zoonoses.
A equipe vai trabalhar perto da Escola Municipal Jornalista Arnaldo Alves da Cruz, onde será feita a castração de animais de posse de famílias carentes da vila atendidas por programas da Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab.
As operações do “Castramóvel” será feita por profissionais e alunos do Departamento de Medicina Veterinária da UFPR. O ônibus, que integra a Rede de Defesa e Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba, conta com equipamentos necessários para realização de cirurgias e local apropriado para os animais ficarem após o procedimento.
Uma das exigências para a castração é que os animais recebam também a identificação eletrônica (microchip, que funcionará como a carteira de identidade eletrônica do animal) com os dados do proprietário e do animal. Além disso, as famílias terão obrigatoriamente de participar das atividades de educação para guarda responsável (só poderão ser castrados animais que têm dono).
Outro critério é que serão atendidos os animais que têm donos e que não apresentam complicações clínicas. A unidade móvel também possibilitará o treinamento de estudantes do curso de Medicina Veterinária da UFPR em técnica operatória. Curitiba é a primeira cidade no Estado a ter a unidade móvel de castração.
Para este ano, a Prefeitura cobrou dois mil kits para castração, que serão repassadas para organizações não-governamentais conveniadas para fazer castrações gratuitas. Também foram adquiridos 20 mil chips de identificação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário