segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Curitiba/PR: "Castramóvel" vai estar na Vila Pantanal nesta terça-feira

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
28-Fev-2011

Além da castração de cães e gatos, a unidade móvel também divulgará ações de guarda responsável

Operações do “Castramóvel” será feita por profissionais e alunos do Departamento de Medicina Veterinária da UFPR (foto: SMCS)
Operações do “Castramóvel” será feita por profissionais e alunos do Departamento de Medicina Veterinária da UFPR (foto: SMCS)

O ônibus "Castramóvel", unidade que faz cirurgias de castração de animais, estará nesta terça-feira (1) na Vila Pantanal, no Alto Boqueirão. O trabalho faz parte da parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Além da castração de cães e gatos, a unidade móvel também divulgará ações de guarda responsável, identificação e bem estar dos animais e controle de zoonoses.

A equipe vai trabalhar perto da Escola Municipal Jornalista Arnaldo Alves da Cruz, onde será feita a castração de animais de posse de famílias carentes da vila atendidas por programas da Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab.

As operações do “Castramóvel” será feita por profissionais e alunos do Departamento de Medicina Veterinária da UFPR. O ônibus, que integra a Rede de Defesa e Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba, conta com equipamentos necessários para realização de cirurgias e local apropriado para os animais ficarem após o procedimento.

Uma das exigências para a castração é que os animais recebam também a identificação eletrônica (microchip, que funcionará como a carteira de identidade eletrônica do animal) com os dados do proprietário e do animal. Além disso, as famílias terão obrigatoriamente de participar das atividades de educação para guarda responsável (só poderão ser castrados animais que têm dono).

Outro critério é que serão atendidos os animais que têm donos e que não apresentam complicações clínicas. A unidade móvel também possibilitará o treinamento de estudantes do curso de Medicina Veterinária da UFPR em técnica operatória. Curitiba é a primeira cidade no Estado a ter a unidade móvel de castração.

Para este ano, a Prefeitura cobrou dois mil kits para castração, que serão repassadas para organizações não-governamentais conveniadas para fazer castrações gratuitas. Também foram adquiridos 20 mil chips de identificação.

http://www.bemparana.com.br/index.php?n=173305&t=equotcastramovelequot-vai-estar-na-vila-pantanal-nesta-terca-feira

Nenhum comentário:

Postar um comentário