sábado, 29 de janeiro de 2011

Centro de auxílio aos animais abandonados na região serrana

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
29-Jan-2011

Instituições centralizarão o armazenamento de alimentos e outros produtos para doações

O Diário de Teresópolis - Da Redação

A WSPA – Sociedade Mundial de Proteção Animal firmou parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária da UNIFESO, em Teresópolis, para a criação de um Centro de Operações, aberto nesta quinta-feira, dia 27. O local centralizará o armazenamento de alimentos (12 toneladas de ração para cães e 1 tonelada de ração para gatos), medicamentos veterinários e outros produtos como bebedouros, comedouros, que serão distribuídos conforme a necessidade de cada local afetado.

As ações serão coordenadas pelo Dr. Sérgio Vasquez, especialista em desastres do escritório da WSPA-Costa Rica. Da equipe farão parte membros da WSPA Brasil (Dra. Rosângela Ribeiro e Caroline Chicre), além de Halem Nery, presidente da ONG afiliada Ecosul, que coordenou trabalhos nas enchentes de Santa Catarina em 2009 e participou do curso da WSPA sobre desastres em 2010. Contamos com a orientação especial também da Dra. Carla Moura, professora da UNIFESO.

Equipes de voluntários formadas por médicos veterinários e alunos do último ano do curso de Medicina Veterinária da UNIFESO, orientados por professores da Universidade, sairão diariamente para as áreas identificadas e mais necessitadas. Voluntários visitaram o bairro de Santa Rita em Teresópolis.

O Plano de Trabalho da WSPA está focado na manutenção dos animais perdidos ou abandonados com cuidados veterinários nos casos necessários e a distribuição de alimentos. Também estaremos trabalhando na orientação à população local quanto às possíveis zoonoses, que aparecem geralmente duas a três semanas após desastres naturais. Qualquer animal que necessite de mais cuidados ou intervenções cirúrgicas será encaminhado para o Centro de Operações com o apoio do Hospital Veterinário da UNIFESO.

A experiência global da WSPA em gerenciamento de desastres demonstra que, além do imediato socorro para assegurar a sobrevivência dos animais – já realizado pela rede de ONGs afiliadas na região, além da inestimável ajuda dos voluntários e moradores presentes no local no momento do desastre - é necessário planejar a continuidade das atividades para a manutenção a médio e longo prazo do bem-estar dos animais.

Mais informações sobre o funcionamento do Centro de Operações, favor entrar em contato com a UNIFESO – (21) 2743-5300 das 9 às 17h, ou com a WSPA – (21) 7109-4646.

http://odiariodeteresopolis.com.br/leitura_noticias.asp?IdNoticia=16809

Nenhum comentário:

Postar um comentário