quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Rio Grande do Sul:Cavalo abandonado é sacrificado em Xangri-lá

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
27-Jan-2011

Situação do animal mobilizou veranistas e moradores nesta manhã

João Vitor Santos, de Xangri-lá

Moradores e veranistas tentaram dar um pouco de conforto ao animal - João Vitor Santos / clicRBS
Moradores e veranistas tentaram dar um pouco de conforto ao animal - João Vitor Santos / clicRBS
Um cavalo abandonado numa ruela de Xangri-lá, no Litoral Norte, foi sacrificado na tarde desta quinta-feira. Durante a manhã, veranistas e moradores fizeram uma verdadeira força-tarefa para tentar salvar o animal, que agonizava no local desde de quarta-feira.

O dentista Saulo Dulubio Rodrigues da Silva e os vizinhos chegaram a buscar água e até um guarda-sol para trazer um pouco de conforto ao bicho. Pouco antes do meio-dia, o veterinário Marcelo Lopes, responsável pela Vigilância Sanitária do município, chegou ao local. Ele examinou a égua e aplicou medicações. Apesar disso, constatou que não havia mais o que fazer:

_ Apliquei soro, e o animal até melhorou um pouco. Tomou a água e comeu milho trazidos pelos moradores. Mas já estava em choque, muito debilitado. Tivemos que sacrificar para não causar ainda mais sofrimento.

Silva não gostou do desfecho da história. No entanto, tentava se conformar:

_É triste. Imagina um animal desses trabalhar a vida toda e, depois, ser abandonado.

Segundo Lopes, muitas pessoas usam cavalos para o trabalho na cidade. Quando o animal fica velho e não tem mais como carregar peso, é abandonado. A prefeitura lançou um programa piloto para identificar os cerca de 100 equinos que existem no município através de um chip.

_O problema é que muitos proprietários não aceitam. Conseguimos implantar somente na metade dos animais _ diz o veterinário.

Lopes ressalta que, sempre que for visto qualquer animal abandonado na cidade, a Vigilância Sanitária deve ser acionada pelo telefone (51) 3689-2736.

RÁDIO GAÚCHA

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3189426.xml

Nenhum comentário:

Postar um comentário