terça-feira, 4 de maio de 2010

Exportação de animais vivos é discutida em Brasília

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
04-Mai-2010

Gado brasileiro percorre longas distâncias

Letícia de Oliveira

Ambientalistas, exportadores de gado e representantes do governo debateram nesta terça, dia 4, em Brasília, as vantagens da exportação de animais vivos. No ano passado, o Brasil vendeu mais de quinhentos mil bovinos. O faturamento chegou a US$ 420 milhões. São negócios que desagradam os protetores dos animais.

O Brasil é o quarto maior exportador de bovinos vivos. A maior quantidade sai do Pará. O gado brasileiro percorre longas distâncias: 70% vão para a Venezuela e o restante chega a viajar até 21 dias de navio para o Líbano ou o Egito. A sociedade mundial de proteção animal reclama dos maus tratos.

Um dos argumentos dos ambientalistas é de que o país poderia aumentar os lucros e gerar mais empregos se o abate fosse feito aqui, beneficiando também a indústria de alimentos e de couro.

Foram os representantes do governo que puseram um ponto final na discussão. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, tanto as vendas de carne congelada quanto as exportações de bovinos vivos estão crescendo. E uma atividade não prejudica a outra.

O Ministério da Agricultura publicou, em março, uma instrução normativa estabelecendo regras para esse tipo de transporte. Os animais devem estar descansados e alimentados antes do embarque. Além disso, o navio deve passar por uma inspeção e ter espaço adequado e ventilação.

http://www.clicrbs.com.br/canalrural/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&action=noticias&id=2893371&section=Capa

Nenhum comentário:

Postar um comentário