quarta-feira, 5 de maio de 2010

Projeto de Lei prevê Circos sem animais em São José/SC

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
05-Mai-2010

Um Projeto de Lei em favor dos animais. De autoria do vereador Adriano de Brito (PR) o projeto dispõe sobre a proibição de instalação de circos que tenham como atrativo a exibição de animais de qualquer espécie ou raça, sendo proibida, em São José, a apresentação de espetáculo circense ou similar que tenha como atrativo a exibição de animais de qualquer espécie.

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação emitiu parecer favorável e diversos e-mails foram encaminhados à presidência da Câmara manifestando apoio ao projeto. É de conhecimento da população que o grande sofrimento dos animais de circo, mantidos na maioria das vezes em locais impróprios, mal alimentados, adestrados com métodos perversos, para obrigarem-se a comportamentos incompatíveis com sua natureza. Privados de seu habitat natural estão vulneráveis a todo tipo de sofrimento em função do divertimento e da alegria, o que demonstra claramente a ausência de civilidade que deve ser rechaçada.

“Este é um trabalho em defesa dos animais”, declarou o autor do Projeto, confessando que deu a entrada no legislativo sob influência da filha de 11 anos que não frequenta circos onde sejam oferecidos apresentação com animais: “não sou contra os circos, tenho a maior admiração pelos circos e pelos artistas. O tratamento oferecido aos animais que pertencem a estes circos é estarrecedor, a exemplo de leões com dentes cerrados e garras arrancadas. O circo é um lugar para se fazer arte, se produzir cultura".

Em sua justificativa o vereador Adriano evidenciou que a ausência de animais nos espetáculos implicaria no aumento de oportunidades de trabalho para acrobatas, equilibristas, mágicos, palhaços, malabaristas, dançarinos e outros profissionais do mercado das artes, que tanto contribuem para a formação cultural do povo. “Tenho certeza que este é o primeiro projeto, de muitos, que aprovaremos nesta Casa, na luta pela proteção animal”. O vereador Neri Amaral (PSDB) lembrou que a maioria dos animais são maltratados, não na hora da apresentação, mas sim na manutenção e no adestramento com alimentação escassa e lugares inadequados: “estamos cansados de ver notícias de animais serem abandonados nas ruas por estarem velhos e não terem mais serventia”.

http://www.portaldailha.com.br/noticias/lernoticia.php?id=5700

Nenhum comentário:

Postar um comentário