domingo, 12 de setembro de 2010

Biólogos cogitam aplicar mais uma vez injeção letal em baleia encalhada em Santa Catarina

12-Set-2010

Primeira tentativa de matar animal foi feita na sexta, mas ele continua vivo.
Mamífero está preso na areia há seis dias e tem dificuldades para respirar.

Do G1, em São Paulo

Os biólogos e veterinários que acompanham o estado de saúde da baleia encalhada desde terça-feira (7) na Praia do Sol, em Laguna (SC), avaliam neste domingo (14) a possibilidade de aplicar novamente uma injeção letal para provocar a morte do animal, que tem muita dificuldade em respirar e machucados devido ao contato da pele com a areia. A decisão foi tomada após a baleia ter reagido as altas doses de sedativos e relaxantes que foram aplicadas na noite de sexta-feira (10).

A coordenação da operação, que é integrada pela Polícia Ambiental, Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca do Instituto Chico Mendes (APA), Marinha do Brasil, Projeto Baleia Franca, entre outras instituições e ONGs, estão em contato com especialistas de outros países para decidir se realizam uma nova intervenção ou esperam pela morte natural do animal.

Baleia está encalhada há seis dias e está bastante machucada e com dificuldades para respirar. (Foto: Divulgação, PBF/Brasil e APA da Baleia Franca)

"Estamos avaliando a possibilidade de um novo procedimento de eutanásia, desta vez com outros medicamentos e formas de aplicação. Entretanto, além da burocracia, esta situação envolve ferramentas especiais e um alto custo”, afirma Karina Groch, bióloga e diretora de pesquisa do Projeto Baleia Franca (PBF). “Desde que tenhamos a certeza de que esta é a melhor decisão a ser tomada, nosso empenho de tempo e conhecimento será integral e estamos comprometidos a ir em busca de recursos que possibilitem abreviar esta situação."

A primeira dose de medicamentos aplicada na baleia havia sido maior do que a recomendada por causa do tamanho e espécie do animal que tem 15,80 metros de comprimento e pesa cerca de 40 toneladas. De acordo com Karina Groch, o óbito era esperado para 40 minutos após o término do processo, que ocorreu por volta das 18h30 da sexta-feira. Porém, passadas mais de 40 horas, o animal ainda preserva os sinais vitais.

De acordo com comunicado enviado pelo PBF, as condições de saúde da baleia pioram rapidamente em função do seu tamanho e da duração do encalhe, diminuindo as chances de sobrevivência. Apesar disso, baleias com mais de 10 metros que encalham vivas tem maior resistência e podem levar mais de quatro dias até que ocorra a morte natural.

Segundo os especialistas, uma das explicações para que o animal continue vivo após seis dias preso na areia é a temperatura do litoral sul. "O fato de o encalhe ter ocorrido numa região de clima frio pode estar contribuindo para o animal resistir por tanto tempo, pois um dos principais fatores que aceleram a morte dos animais encalhados é a hipertermia (aumento da temperatura corporal), que ocorre em função da incidência solar, comum em períodos de altas temperaturas ou em regiões de clima predominantemente mais quente", afirmou a médica veterinária Cristiane Koslenikovas.

No sábado (11) os voluntários passaram o dia todo jogando baldes de água para evitar o ressecamento da pele, mas o animal já está bem machucado. Kátia Groch, médica veterinária e doutoranda em Patologia Animal com cinco anos de experiência com baleias da espécie jubarte, realizou o procedimento de coleta de amostras do borrifo (ar expelido pelos pulmões) do animal que está encalhado em Laguna para analisar o material e averiguar a existência de doenças pulmonares que podem ter motivado o encalhe.

Outros procedimentos de coleta estão previstos para a realização dos exames neste domingo. O monitoramento das condições clínicas e a coleta de amostras do mamífero continuam neste domingo. Após o óbito se confirmar, será realizada a necrópsia da baleia e, segundo a gestora da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca do Instituto Chico Mandes (APA), Elizabeth Carvalho da Rocha, a carcaça será enterrada na região do encalhe, provavelmente num campo de dunas.

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/09/biologos-cogitam-aplicar-mais-uma-vez-injecao-letal-em-baleia-encalhada.html

Medicamentos mais potentes serão usados para sacrificar baleia franca encalhada em Laguna/SC

Animal resistiu à primeira tentativa de eutanásia feita por especialistas na sexta-feira

Francine Cadore

Medicamentos mais potentes serão usados na segunda tentativa de pôr fim ao sofrimento da baleia franca que encalhou há seis dias na praia de Itapirubá, em Laguna, Litoral Sul de Santa Catarina. Doses mais altas e outras fórmulas serão utilizadas nesta que será a segunda tentativa de sacrifício.

A decisão foi tomada neste domingo, por médicos veterinários, biólogos e demais integrantes do grupo de especialistas que monitora as condições de saúde do cetáceo. Na sexta-feira, houve a primeira aplicação de sedativos e relaxamentos. Embora as doses tenham sido fortes, não foram suficientes para matar o animal.

Por três dias foram feitas tentativas de rebocar o animal de volta ao mar. Na quinta-feira, o laudo técnico da Marinha atestou que o resgate seria extremamente arriscado porque a operação poderia causar lesões irreversíveis na baleia. O local de encalhe associado às ondulações grandes fez com que o corpo fosse cada vez mais empurrado em direção à praia.

Na quinta-feira, o animal entrou em estado de choque. Desde sexta-feira, ele se mantém com baixa frequência respiratória e reflexo na pálpebra do olho direito. Amostras do borrifo e de sangue foram coletadas para a análise. Nesta segunda, novas coletas devem ser feitas antes da tentativa da eutánasia.

A diretora de pesquisa do projeto Baleia Franca, Karina Groch, explica que a estabilidade desses sinais vitais faz com que não se tenha uma estimativa sobre quantos dias a baleia ainda resistirá.

A espécie

— A baleia franca tem hábitos costeiros e habilidade para se manter sem encalhar em locais de profundidades rasas;
— Os casos de encalhe são raros se comparados a outras espécies, como a jubarte
— A baleia franca tem espessa camada de gordura no corpo, o que garante fonte de energia e água durante a migração das áreas de alimentação (Polo Sul) para zonas de reprodução (Brasil)
— É um mamífero com o organismo semelhante ao do homem, embora adaptado ao meio aquático
— Respira por pulmões, ou seja, não depende do ambiente aquático como os peixes, por exemplo

Como ajudar em caso de encalhe

— Entre em contato com as instituições responsáveis
— Não tente devolver o animal para a água
— Ajude a isolar a área mantendo pessoas e animais domésticos afastados
— Coloque panos molhados sobre o corpo do animal e providencie sombra para evitar queimaduras solares.
— Mantenha o animal molhado, sem jogar água no orifício respiratório
— Obtenha fotografias do animal, possibilitando a identificação da espécie e documentação do caso.
— Colabore com a sensibilização e a conscientização da comunidade

Proteja a sua saúde

— Os animais encalhados podem transmitir doenças aos seres humanos
— Evite respirar o ar expirado pelas baleias
— Não se aproxime da cauda. São animais grandes em situação de debilidade física, que podem se tornar ariscos com a aproximação de outros indivíduos e causar ferimentos

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&section=Geral&newsID=a3037549.htm

Leia mais

Santa Catarina: Baleia franca sobrevive à tentativa de eutanásia e agoniza - 11/09

Veterinários decidem se vão fazer eutanásia em baleia encalhada em SC - 10/09

Resgate de baleia encalhada em praia de SC é descartado por especialistas - 09/09

Baleia encalha em praia de Santa Catarina - 07/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário