quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Valinhos/SP: Farelo, o mascote sempre alerta dos bombeiros

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
16-Set-2010

Vira-lata de Valinhos, adotado por bombeiros há 6 anos, é o primeiro a ficar de prontidão quando soa o alarme

Renan Magalhães
Agência Anhangüera de Notícias

O cão Farelo e o soldado do Corpo de Bombeiros Jerson Rodrigues dos Santos no posto de Valinhos: apoio aos companheiros durante incêndios e outras ocorrências - (Foto: Janaína Maciel/AAN)

O cão Farelo e o soldado do Corpo de Bombeiros Jerson Rodrigues dos Santos no posto de Valinhos: apoio aos companheiros durante incêndios e outras ocorrências - (Foto: Janaína Maciel/AAN)

Quando o alarme de emergência para incêndio no Corpo de Bombeiros dispara duas vezes seguidas, ele é o primeiro a se colocar em prontidão. O “soldado” Farelo para o que estiver fazendo e corre imediatamente para a porta da viatura na ânsia de atender ao chamado de urgência. Tamanha voluntariedade fez com que o pequeno cão vira-lata de 6 anos tenha sido eleito como mascote do 3º Posto do 19º Grupamento de Bombeiros, em Valinhos.

Apesar de não ser autorizado a circular na viatura oficial da corporação, o cachorro muitas vezes comparece ao local da ocorrência levado por algum carro particular. Ele prefere agir nos casos de incêndio na mata, onde tem amplo espaço para correr bastante e averiguar a situação. Por isso, nesta época do ano, em que a incidência de queimadas é grande, Farelo tende a ficar ainda mais alerta.

O combate ao fogo, no entanto, não está entre suas habilidades. Afinal de contas, ele não é muito afeito à água e costuma até fugir dos banhos, como revelam seus colegas bombeiros. Nessa hora, o mascote se restringe a prestar apoio moral aos companheiros.

Farelo foi adotado pelos bombeiros de Valinhos quando ainda era filhote. Uma caixa com 11 cachorros abandonados foi vista na Praça 500 Anos e alguém ligou para o 193. Como na época o canil municipal não funcionava aos finais de semana, os próprios bombeiros acabaram cuidando dos pequenos cachorros. O mais esperto deles, tão pequeno que parecia um farelinho, cativou o grupo e foi adotado pela equipe depois da autorização do então tenente.

Foto: Janaína Maciel/AAN

Foto: Janaína Maciel/AAN

http://cosmo.uol.com.br/noticia/62772/2010-09-15/farelo-o-mascote-sempre-alerta-dos-bombeiros.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário