terça-feira, 14 de setembro de 2010

A tradição do Toro de la Vega cumpriu-se

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
14-Set-2010

Mais uma vez, a tradição cumpriu-se em Espanha. O Toro de La Vega foi morto esta manhã no campo de Tordesilhas, numa celebração que data da Idade Média e à qual assistiram cerca de 35 mil pessoas, de acordo com o diário espanhol El País. Apesar da polémica instalada e da manifestação de grupos de defesa dos direitos dos animais, o touro foi sujeito a vários golpes de lança e acabou mor morrer. No local podia ler-se num cartaz: “As regiões de Espanha a favor das tradições”.

Platanito, que pesava à 550 quilos, foi solto na Plaza Mayor de Tordesilhas pelas 11 horas e conduzido ao campo por vários cavaleiros. Aí, foi atacado por cavaleiros e pessoas a pé, que empunhavam lanças. Em 12 minutos, o touro estava morto. O golpe fatal foi dado por Marcos Rodríguez, de 26 anos. A alcaide, María del Milagro Zarzuelo, depois de ter condecorado o matador, congratulou-se por tudo ter decorrido de uma forma “limpa e rápida”. “Foi um torneio fantástico”, sublinhou. Quanto à polémica instalada, disse: “Creio que o povo vive o torneio de forma tranquila e com respeito. Não é possível suavizar mais o torneio, pois tal significaria não matar o touro e isso seria matar a festa”.

Com a cauda do touro presa na lança, símbolo da sua vitória, Marcos Rodríguez regressou ao centro da vila, escoltado por dezenas de cavaleiros e ao som de música, e aclamado por todos. “Estou emocionado. Esperei toda a vida por isto. Não tenho palavra”, disse o matador.



http://jn.sapo.pt/blogs/osbichos/archive/2010/09/14/a-tradi-231-227-o-do-toro-de-la-vega-cumpriu-se.aspx


Tordesilhas persegue touro apesar das críticas

Apesar da vaga de condenação, o festival “Toro de la Vega” decorreu, esta terça-feira, como todos os anos, no município espanhol de Tordesilhas.

O evento foi registado com câmaras dissimuladas por defensores dos direitos dos animais. Nesta festa de tradição medieval, um touro é perseguido a cavalo e a pé por centenas de pessoas com lanças.

O responsável pelo golpe mortal, declarado vencedor, diz-se “orgulhoso”.

Esta festa, autorizada pela região de Castela-Leão, é denunciada pelos opositores como “sádica” e “cruel”, representando uma “tortura pública” que termina apenas com a morte do animal.

Um opositor pergunta “como é que o governo de Castela-Leão pode declarar este evento como sendo de interesse turístico regional? A indignação vem desse facto e, claro, do destino do touro”.

A associação de defesa dos animais El Refugio enviou uma carta ao primeiro-ministro espanhol a pedir que o projecto de lei sobre a protecção dos animais – prometido pelos socialistas no poder – proíba este festival.

http://pt.euronews.net/2010/09/14/tordesilhas-persegue-touro-apesar-das-criticas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário