quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Portugal: Candidato à Presidência faz criticas às touradas

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
16-Set-2010

Defensor Moura critica Ministério da Cultura por tutelar a tauromaquia

Defensor Moura acabou com as touradas em Viana do Castelo - Foto: Hugo DelgadoO candidato presidencial Defensor Moura voltou hoje a criticar a criação da Secção de Tauromaquia no Conselho Nacional de Cultura, considerando-a como “uma iniciativa infeliz e inoportuna” por enquadrar os espectáculos tauromáquicos nas actividades tuteladas pelo Ministério da Cultura.

“Num país em que, nas últimas décadas, tanto se tem investido na protecção dos animais e na preservação da vida selvagem, é lamentável que se continue a torturar e sacrificar animais em espectáculos públicos, para deleite de alguns, contrariando a sensibilidade da maioria dos portugueses e da comunidade internacional”, afirmou em comunicado Defensor Moura.

O ex-presidente da Câmara de Viana do Castelo que foi pioneiro no encerramento de uma praça de touros e a declarar a primeira cidade anti-touradas no país, disse que vai continuar a “desencadear as iniciativas adequadas para, em breve prazo, proibir a emissão de espectáculos tauromáquicos na televisão pública e proibir a entrada de menores nos espectáculos públicos”.

À margem destas iniciativas legislativas, o candidato a Belém pretende ainda, em colaboração com diversas associações de defesa dos direitos dos animais, apresentar uma “proposta de proibição dos espectáculos tauromáquicos em todo o território nacional”, dando assim cumprimento ao constante da lei nº 92/95 sobre a Protecção dos Animais em que “proíbe todas as violências injustificadas contra animais”.

http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/defensor-moura-critica-ministerio-da-cultura-por-tutelar-a-tauromaquia_1456239

Presidenciais: Defensor Moura contra Secção de Tauromaquia no Conselho Nacional de Cultura


O deputado socialista e candidato à Presidência da República Defensor Moura criticou hoje a criação da Secção de Tauromaquia no Conselho Nacional de Cultura, rotulando-a de “iniciativa infeliz e inoportuna”.

Em comunicado, Moura acrescenta que aquela iniciativa confere “um insólito destaque” aos espetáculos tauromáquicos entre as actividades tuteladas pelo Ministério da Cultura.

“Num país em que, nas últimas décadas, tanto se tem investido na proteção dos animais e na preservação da vida selvagem, é lamentável que se continue a torturar e sacrificar animais em espetáculos públicos, para deleite de alguns, contrariando a sensibilidade da maioria dos portugueses e da comunidade internacional”, lê-se no documento.

Intitulando-se defensor ativo dos Direitos dos Animais, Moura lembrou que teve oportunidade de, como autarca, encerrar a praça de touros e declarar Viana do Castelo a primeira cidade anti-touradas do país.

Garantiu que irá desencadear “as iniciativas legislativas adequadas para, a breve prazo, proibir a emissão de espetáculos tauromáquicos na televisão pública e proibir a entrada de menores nos espetáculos públicos”.

Posteriormente, em sintonia com as associações de defesa dos direitos dos animais, Defensor Moura apresentará uma proposta de proibição dos espetáculos tauromáquicos em todo o território nacional.

Segundo refere, essa proibição dará cumprimento ao constante da Lei nº 92/95, de 12 de setembro, Lei de Protecção dos Animais, que “proíbe todas as violências injustificadas contra animais”.

http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=34870

Nenhum comentário:

Postar um comentário