quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Tanzânia: Caça desportiva do Leão torna-se insustentável

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
15-Set-2010
Ana Ganhão

 A “caça desportiva” de grande gatos na Tanzânia põe em risco o número total da população destes animais selvagens.

A “caça desportiva” pode ser utilizada como uma medida de conservação, utilizando o dinheiro que os caçadores pagam para a protecção da população dos animais selvagens. Mas mesmo na Tanzânia, que permite a caça a caça destes troféus, estão a ser mortos muitos felinos e com a idade errada. Dizem os especialistas de conservação que publicaram um novo estudo sobre esta indústria.

A Tanzânia suporta a maior parte das grandes populações de Leões Africanos (Panthera leo) e tem também extensas áreas de habitat do leopardo (Panthera pardus).

Vastas áreas do país foram reservadas como “Blocos de Caça”, nos quais as empresas privadas facilitam a caça desportiva aos turistas.

Foram definidas quotas restritas do número de grandes gatos que podem ser caçados e as empresas devem gerir a terra para prevenir a caça ilegal. A Tanzânia permite actualmente que cerca de 500 leões e 400 leopardos possam ser mortos por ano para a caça desportiva numa área total de 300.000 km ². Ou seja, 1.67 leões por 1000km² e 1.3 leopardos por 1000km².

A ideia de permitir que um contingente pequeno de gatos seja caçado ajudará a salvaguardar o futuro da população total de cada espécie. Mas um novo estudo realizado pelo especialista em leões, o Professor Craig Packer da Universidade do Minnesota, EUA descobriu que a taxa de caça desportiva de grandes gatos na Tanzânia tem sido muito elevada.

Nos blocos de caça onde são reproduzidos os leões, o número de leões começou a descer, de acordo com o estudo publicado na revista Conservation Biology. Em contrapartida, o número de leões permaneceu estável nas zonas mais turísticas, onde a caça não é permitida.

Em todo o país, o número de leopardos mortos para o desporto tem-se mantido relativamente estável, embora tenha havido queda no n.º de leopardos no noroeste e ao redor do Serengeti. Não está claro porquê, mas pode ser que os caçadores estejam a matar mais leopardos à medida que o número de leões diminui.
Os investigadores recomendam que as novas quotas de caça sejam diminuídas no seu conjunto.

A Tanzânia deve reduzir as quotas para 0,5 leões e 1,0 leopardos por 1000 km ² por ano, dizem os cientistas.

Fontes: http://www.bbc.co.uk

http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=24151&bl=1

3 comentários:

  1. Olá, sou amante dos animais e gostaria de colocar, se possível, o seu banner no meu blog.
    agradeço desde já e parabéns pelo maravilhoso trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Olá Lilith.
    Obrigado por seu interesse em divulgar o nosso trabalho. Entre na página http://tribunaanimal.org/index.php?/midia.html e escolha um dos banners que melhor se adapte ao espaço de seu site, blog, e-mail ou rede social.

    Até breve

    ResponderExcluir
  3. Bla,Bla,Bla...
    Os leões não são para caçar,nem qualquer tipo de animal deveria ser caçado apenas por "desporto". A caça NÃO é um desporto!!! Sao todos uns FDP egoistas! Se querem desporto dêem as pernas. Devem achar chique ir a Africa caçar leões os filhos da p***

    ResponderExcluir