segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Ibama transfere animais que estariam mal alojados no Zoológico de Niterói

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
18-Out-2010

RIO - Fiscais do Ibama estiveram no Zoológico de Niterói das 9h às 15h desta segunda-feira para fazer a transferência de animais da unidade. O órgão alega que o Zoo-Nit não cumpriu um Termo de Ajustamento de Conduta assinado em 2004 entre as duas unidades e o Ministério Público Federal (MPF). Mais cedo, ao chegarem ao local, os agentes do Ibama encontraram a unidade fechada e pediram ajuda à Polícia Federal. O zoológico foi autuado por obstrução à fiscalização e terá que pagar multa de R$ 100 mil. Dos 58 animais que seriam transferidos nesta segunda, 26 foram levados para o Zoológico do Rio.

Segundo advogado do Zoo-Nit, Sérgio Braga, a instituição entrou com mandado de segurança, com pedido de liminar, pedindo a volta dos animais e a suspensão das remoções, até que o mérito da questão seja julgado. A decisão sobre o destino dos 25 animais retirados será tomada na terça-feira pela Justiça Federal de Niterói.

Os agentes começaram a operação tentando retirar uma macaca nemestrina, que é um animal de 40 anos, mas ela ofereceu resistência. O primeiro a ser colocado em um caminhão do Ibama foi um veado.

O diretor de fiscalização do Ibama-Rio, Márcio Urselino, disse que os animais estão sendo retirados do Zoo de Niterói por estarem em recintos inadequados. A diretoria da unidade foi avisada na quinta-feira sobre a transferência.

- Trata-se de uma retirada programada, mas o Zoo de Niterói está dificultando a ação dos fiscais. Não tem ninguém para atender os fiscais. A ação é iminentemente técnica porque os animais estão alojados inadequadamente. A nossa prioridade é preservar o bem-estar dos animais. Não vamos fechar o Zoo - afirmou Urselino.

Logo na chegada dos agentes do Ibama, a direção do local mandou trancar todas as jaulas, onde estão, ao todo, 520 animais, entre eles alguns em fase de reprodução, para impedir que fossem levados. Segundo a diretora do Zoo-Nit, Gizelda Candiotto, as jaulas foram trancadas porque muitos animais não podem ser transferidos porque estão em fase de reprodução ou debilitados.

Ministério Público quer explicações do Ibama sobre destino dos animais

O promotor de Tutela Coletiva e Meio Ambiente de Niterói, Luciano Mattos, disse que vai se reunir com o Ministério Público Federal (MPF) para pedir informações ao Ibama sobre o destino dos animais. O promotor não foi informado sobre a ação do órgão.

Segundo Mattos, o MP estadual, o MPF e a direção do Zoo de Niterói assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para melhorar as condições dos recintos onde ficam os animais:

- Infelizmente, por falta de recursos, as obras não foram feitas, embora os investimentos não sejam de grande vulto. Não se tem notícias de maus-tratos contra os animais, mas apenas má acomodação porque o Zoo recebeu mais animais do que sua capacidade permite. A situação se agravou depois que a prefeitura de Niterói deixou de ajudar a instituição por falta de recursos - disse o promotor.

Segundo Luciano Mattos, o MPE e o MPF vão pedir explicações ao Ibama sobre o destino dos animais.

- Precisamos saber se os animais vão para locais onde fiquem em melhores condições do que do no Zoo de Niterói, que precisa de ajuda para se adequar às exigências técnicas do Ibama - concluiu Mattos.

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/10/18/ibama-transfere-animais-que-estariam-mal-alojados-no-zoologico-de-niteroi-922807531.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário