quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Niterói/RJ: Macaco Jimmy ainda aguarda decisão judicial

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
20-Out-2010

Enquanto 25 animais foram afastados do Zoológico de Niterói (Zoonit) na segunda-feira por, segundo o Ibama, falta de espaço e superlotação de jaulas, o destino do chimpanzé Jimmy ainda é incerto. Em maio, o Grupo de Apoio aos Primatas (GAP) impetrou um habeas corpus para que o macaco fosse levado a um santuário ecológico em Sorocaba, no interior de São Paulo. O processo está parado na mesa de um desembargador do Tribunal de Justiça (TJ) desde 29 de julho.

O GAP lamenta que o TJ ainda não tenha chegado a uma definição, e que o chimpanzé ainda esteja em Niterói. A assessora de imprensa do grupo, Jaqueline Ramos, diz não estar surpresa com o afastamento dos 25 animais do zoológico:

— Já havíamos sinalizado para esta falta de espaço. Muitos outros animais além do Jimmy são vítimas. A estrutura é muito precária.

A presidente do Zoonit, Giselda Candiotto, garante que os animais têm o tratamento adequado no espaço oferecido. O Ibama acusa o zoológico de não cumprir um termo, que previa a construção de novas áreas para os bichos. Giselda alega que 70% das obras estão concluídas, e que a outra parte depende de mais verbas.

— É estranho que eles tenham levados para o Rio exatamente animais que estão em extinção. Eles querem tirar os animais daqui. E os bichos já estão acostumados, correm risco se forem retirados deste local — aponta.

Na própria segunda-feira, o Zoonit entrou com uma medida cautelar na Justiça Federal de Niterói para reaver os animais perdidos. Mas ontem, o juiz reencaminhou a decisão para a Justiça Federal do Rio, já que o autor do processo está na capital. Segundo o órgão, ainda não há uma previsão para se resolver a medida cautelar.

http://extra.globo.com/geral/casosdecidade/posts/2010/10/20/macaco-jimmy-ainda-aguarda-decisao-judicial-333989.asp

Leia mais

1. Chimpanzés escravos: "amor ao dinheiro?"
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
19-Mai-2010
18-Mai-2010
17-Mai-2010
4. Matthew "Hiasl" Pan luta para ser pessoa
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - MUNDO)
09-Mar-2010
5. Novo Habeas Corpus a favor de Jimmy é impetrado no TJRJ
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
19-Jan-2010
6. Projeto GAP pede Habeas Corpus para chimpanzé
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
Projeto GAP se une a movimento de proteção animal e desafia Sistema Judiciário Brasileiro pedindo Habeas Corpus para chimpanzé
16-Dez-2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário