quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

EUA: Polícia de Massachusetts tem seu primeiro caso de “rinha de canários”

Este seria o segundo caso no país. Na primeira batida, realizada em Connecticut, 19 brasileiros foram presos.


A polícia de Ashland, Massachusetts, realizou na noite do domingo (14) aquele que é provavelmente o segundo caso de apreensão de pássaros de rinha no país. No basement de uma casa foram encontradas dezenas de pássaros. Tal como no caso de Shelton, Connecticut, os animais eram usados para rinhas.

De acordo com a rede de televisão NECN, foram encontradas várias gaiolas no local. Algumas serviam para transportar os animais e outras para treinar os animais para as rinhas. “Eles estão sem condições sanitárias, não há alimento apropriado ou água para eles neste momento, muitos pássaros estão em condições lastimáveis”, declarou Alan Borgal, membro da Liga de Resgate de Animais de Boston.

Segundo Borgal, os veterinários precisarão examinar os cerca de 40 pássaros encontrados. “Os suspeitos afiavam os bicos dos machos e eles brigavam até a morte”, declarou o chefe de polícia de Ashland, Scott Rohmer.

A atividade aparentemente não levantou suspeitas. Pelo menos assim disseram os inquilinos da casa. Um deles declarou à rede de TV que ele é “simplesmente um imigrante brasileiro pagando os impostos nos Estados Unidos”. A sobrinha do homem disse que não acredita nas acusações.
Enquanto colocava uma criança no carro, a brasileira afirmou que não sabia de rinhas de pássaros. “Não, nunca”, disse ela, quando questionada se já havia visto a atividade no local.

Os vizinhos tampouco sabiam de algo, mas viram muitos carros entrando e saindo do estacionamento da casa. Acompanhado do cachorro, Doug Scotland declarou. “Não é bom, não é certo. Tenho um animal e acho que não é justo com os animais”, disse ele.

Cheryl Rudolph, do Controle de Animais, mostrou em que condições os pássaros eram tratados. “É neste compartimento direito superior que as fêmeas vão. Há dois compartimentos, em cada lado tem um macho. Ambos começam a cantar um para o outro, e à medida que cantam, vão ficando alegres. Quando estão no seu auge, abrem a gaiola e saem para lutar”, explicou ela.

Sem prisões até o momento

Rohmer acredita que este seja o segundo caso de apreensão de pássaros treinados para lutar. O primeiro deles aconteceu em julho último, quando 19 brasileiros foram presos numa casa em Shelton. O chefe de polícia acredita que o caso de Ashland seja o primeiro no estado de Massachusetts.

De acordo com a polícia de Ashland, nenhuma prisão foi efetuada até o momento. Mas acusações de crueldade com animais e aposta ilegal serão feitas para os envolvidos.

A casa em Shelton onde foram encontrados os canários pertence a Jurames Goulart. No dia 29 de dezembro último ele foi condenado a 18 meses de liberdade condicional. Caso viole a sentença, Jurames pode pegar 6 meses de prisão. Acusado de crueldade com animais e de aposta ilegal, o brasileiro teria se trancado em um quarto quando a polícia chegou.

Na batida do dia 26 de julho a polícia prendeu cerca de 150 pássaros. À medida que as pessoas iam chegando ao local, faziam as apostas. Cada gaiola encontrada continha dois canários, devidamente preparados para a hora da briga. O esquema foi descoberto a partir de uma denúncia. “Os animais perdiam os olhos ou ficavam com outros ferimentos durante as brigas”, afirmou o promotor John Kerwin.

Segundo Maria Goulart, esposa de Jurames, há cerca de 4 anos que a casa deles era o palco das brigas. De acordo com a mulher, os pássaros ganhavam medicamentos para ficarem hiperativos, além de alimentos com alto teor de proteína, para ganhar energia. Dois brasileiros foram deportados em função da batida. A maioria dos acusados foi enquadrada num programa de reabilitação acelerada. Se realizarem os serviços comunitários com sucesso, completando assim o programa, poderão ter as acusações diminuídas.

Da redação do ComunidadeNews.com

http://www.comunidadenews.com/local/policia-de-massachusetts-tem-seu-primeiro-caso-de-rinha-de-canarios-5847

Nenhum comentário:

Postar um comentário