quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

TV italiana suspende chefe que ensinou a cozinhar gato

A «receita» provocou uma onda de protestos dos grupos de defesa dos animais, que enviaram cartas e emails à RAI

O famoso chefe de cozinha italiano, Beppe Bigazzi, foi suspenso do seu programa culinário - «La Prova del Cuoco» (O desafio do cozinheiro) - depois de ter «ensinado» o público a preparar carne de gato.

Segundo a imprensa europeia, Beppe Bigazzi afirmou, durante o programa, que a carne de gato era uma iguaria «mais saborosa que a de outros animais», e que para ficar «macia» tem de ser preparada três dias antes e só depois deve ser cozida numa caçarola.

O polêmico comentário foi ao ar no dia dez de fevereiro. Na ocasião, o chef indicou aos espectadores uma sopa com a carne de gato, típica da região de Valdarno, na Toscana. Bigazzi, de 77 anos, disse que, quando acompanhada por um molho espesso, a carne do felino seria mais saborosa a de galinha ou coelho.

A recomendação do chef gerou uma onda de protestos de ativistas de defesa de animais. O presidente da Agência Nacional de Proteção ao Animal da Itália (ENPA, em italiano), Carla Rocchi, chegou a dizer, no site da entidade, que os comentários de Bigazzi representam uma "instigação aos maus-tratos de animais, o que é um crime".

A apresentadora do programa, Elisa Isoardi, confirmou o afastamento do chef, por tempo indeterminado. Em entrevista à agência Ansa, Bigazzi disse que "tudo foi um mal-entendido".

http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2010/02/17/imprensa33785.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário