terça-feira, 30 de março de 2010

Deputado vai ao zôo de Niterói e pede ao Ibama o fechamento do local

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
29-Mar-2010

Presidente da Comissão de Defesa do Mei Ambiente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), o deputado André Lazaroni (PMDB) solicitou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) o fechamento do Jardim Zoológico de Niterói. Em visita à Fundação ZooNit, na última sexta-feira, o parlamentar descobriu várias irregularidades que podem pôr em risco a saúde dos animais e da população que visita o local.

- Encontrei vários animais feridos e confinados em áreas mínimas. Era uma superpopulação de macacos, jabutis, pássaros. Todos estavam instalados inadequadamente em recintos mal conservados com sujeira e infiltrações. Vi também grades e brinquedos quebrados e enferrujados, o que pode provocar acidentes graves não só nos animais como também em crianças - ponderou Lazaroni.

O deputado disse ainda estar preocupado com a falta de controle na entrada e saída dos animais.

- Quem garante que espécies silvestres (recuperadas em operações recentemente) não estariam sendo comercializadas por pessoas inescrupulosas? A falta desse controle pode incentivar o tráfico de animais silvestres, que atualmente é a terceira forma de crime mais rentável no mundo. A legislação de crimes ambientais é branda e deveria ser equiparada à do tráfico de drogas - lembrou Lazaroni.

De acordo com ele, a Fundação ZooNit não tem controle do plantel dos animais e vem recebendo irregularmente animais domésticos como cães e gatos que perambulam por toda área comum do zoológico, o que pode propiciar a disseminação de doenças entre os bichos exóticos e silvestres.

A Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Alerj recebeu, através do Disque Meio Ambiente (0800 282 0230), mais de cem denúncias dando conta das péssimas condições de funcionamento do Zôo de Niterói - ao todo, o serviço contabilizou 3.500 denúncias de crimes ambientais (poluição hídrica, visual, sonora, do solo, tráfico de animais, proliferação de ratos, desmatamento, acúmulo de lixo e ocupação de áreas verdes protegidas) entre fevereiro de 2008 e dezembro de 2009. O ZooNit encontra-se instalado em Niterói há 68 anos.

Já segundo o site G1G1, a direção do Zoonit, informou que admite problemas de estrutura, mas que tentará evitar o fechamento da instituição.

Segundo o portal noticioso, o Zoonit afirma que está trabalhando para atender as exigências do Ibama.

A presidente da Fundação, Giselda Candiotto, diz que tem uma reunião marcada na próxima quinta-feira (dia 1) com a Prefeitura de Niterói e entidades protetoras dos animais para discutir melhorias nas instalações.

Por meio da assessoria de imprensa, o Zoonit afirma ainda que nos últimos anos a verba municipal para manutenção foi reduzida e por isso obras de infra-estrutura estão pendentes. O local abriga cerca de 500 animais, conta com funcionários voluntários, em sua maioria, e opera sem fins lucrativos.

http://www.monitormercantil.com.br/mostranoticia.php?id=76804



Destino de animais do Zoológico de Niterói será traçado nesta 5ª feira

Luiz André Ferreira | L.A. Ferreira

ZooNit corre risco de fechar

O destino dos 500 animais que habitam o Zoológico de Niterói vai ser decidido na próxima quinta feira entre a administração do espaço e a prefeitura daquele município.

A admistradora do Zoo Nit, Giselda Candioto denuncia que a verba para manutenção da prefeitura foi reduzida nos últimos anos, admite alguns problemas de estrutura, mas que mesmo assim está trabalhando para atender todas as exigências do Ibama. Ela nega qualquer risco aos animais ou visitantes conforme levantado pelo presidente da Comissão de Defesa de Meio Ambiente da Alerj.

O Deputado André Lazaroni solicitou o fechamento ao Ibama alegando que não há um sistema de controle no recebimento de animais na instituição.

inform. www.twitter.com/landreferreira

http://www.sidneyrezende.com/noticia/79782+destino+de+animais+do+zoologico+de+niteroi+sera+tracado+nesta+5%C3%82%C2%AA+feira

Nenhum comentário:

Postar um comentário