quinta-feira, 1 de abril de 2010

Volta Redonda/RJ: Prefeitura castra mil animais em um ano

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
01-Abr-2010

Volta Redonda - O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Volta Redonda atingiu essa semana a marca de mil animais esterilizados em um ano de funcionamento do Programa Municipal de Castração de Cães e Gatos. O serviço é gratuito e está à disposição da comunidade. O objetivo da castração gratuita é incentivar a posse responsável e evitar o abandono do animal, maus-tratos, além de atuar na prevenção de zoonoses (doenças transmitidas por animais), que representam risco à saúde da população e podem ser evitadas com o controle populacional de cães e gatos.

Para ter acesso ao serviço, o proprietário do animal deve ser morador de Volta Redonda e fazer o seu agendamento pelo telefone 08000-251666 ou comparecer ao CCZ, na Avenida Paulo Erlei Alves Abrantes, 1323, ao lado do UniFOA, em Três Poços. O serviço, oferecido de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 17 horas, prioriza famílias de baixa renda, moradores de áreas periféricas e tem como critério a ordem de agendamento e o número de vagas disponíveis.

No dia da realização da cirurgia é necessária a apresentação dos seguintes documentos: cópias da carteira de identidade e comprovante de residência no município de Volta Redonda.

- Com a aprovação da documentação solicitada, o animal será submetido a uma consulta médica por um dos nossos veterinários para avaliação do seu estado de saúde e encaminhamento à cirurgia - informou o Coordenador do Centro de Zoonoses, o veterinário Rogério José da Silva. Segundo explicou ele, em seguida é feito o cadastro do proprietário do animal com a assinatura de um termo de responsabilidade assumindo os riscos da opção pela cirurgia e se comprometendo com a continuidade do tratamento no decorrer do pós-operatório. A cadela Belinha, sem raça definida, da proprietária Magda Nara Lima Reis, é o animal número mil beneficiado pelo Programa de Castração de Cães e Gatos. Castrada na última quinta-feira, a cadela tem dois anos e se recupera bem da cirurgia.

A esterilização é realizada, segundo a lei municipal nº 4.108, em cães e gatos - machos ou fêmeas - com no mínimo oito semanas de vida. A técnica utilizada pelo Centro de Zoonoses para as fêmeas é a retirada de ovários, úteros e trompas. Para a esterilização de machos a técnica utilizada é a retirada dos testículos, ambas sob anestesia. A retirada dos pontos será na data agendada pelos profissionais do CCZ, que no decorrer da cirurgia do animal, irão orientar o proprietário sobre posse responsável e demais informações em educação e saúde.

http://www.diariodovale.com.br/noticias/4,19174.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário