domingo, 28 de março de 2010

Erliquiose pode matar

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
28-Mar-2010

Cães devem ser observados todos os dias; verifique a existência de carrapatos e sintomas como desânimo

Gazeta de Piracicaba

É preciso ficar atento se o cão apresentar sintomas como desânimo, falta de apetite, mucosas pálidas, ter carrapatos ou, recentemente, ter entrado em contato com eles. São indícios da erliquiose, uma doença infecciosa severa transmitida por carrapatos contaminados.

Sua incidência vem aumentando, significativamente nos últimos anos. Em Piracicaba, segundo a SPPA (Sociedade Piracicabana de Proteção aos Animais), atualmente a cada dez cães que morrem, oito são vítimas da erliquiose.

O veterinário Avelino Estevam Filho explica que a prevenção deve ser feita via visitas regulares - a cada três meses - ao veterinário, para a realização de exames de sangue (hemograma) de rotina. Eles irão verificar a existência de anemia e queda do número de leucócitos e plaquetas.

"Fique atento também às mudanças de comportamento do animal. Aparecendo os sintomas, o cão deve ser levado o mais rápido possível a um especialista", reforça.

É importante fazer uma vistoria diária no animal. “Os locais de mais incidências de carrapatos são nuca, orelha (parte interna e externa) e vão dos dedos.”

O tratamento para erliquiose, diz o especialista, consiste basicamente em medicação com doxiciclina, mais apoio com soro, vitaminas e em casos mais extremos, a transfusão de sangue. “A cura vai depender do grau da doença, saúde do animal e comprometimento do dono, pois o tratamento não pode ser interrompido", alerta. (Priscilla Perez)

Mais proteção contra a doença

Para o controle dos carrapatos, a veterinária Paula B. Arthur, recomenda pulverizar o inseticida Amitraz (4ml em 10 litros de água) em toda a casa. “O animal deve ficar longe do ambiente por cerca de duas horas. Isso deve ser feito bem de manhã ou ao anoitecer." Paula recomenda ainda colocar coleiras anti-carrapatos no cão.

“A SPPA tem disponível o princípio ativo Fipronil. A dosagem deve se de 1%. Pulverizw o produto na nuca do animal a cada três meses. A dosagem é 1ml a cada 30 quilos." Também é recomendado higienizar os cães num pet shop, a cada 15 dias, com produtos específicos para o combate de carrapatos, pulgas e outros ectoparasitas. Como extrair um carrapato de um animal? "Use uma pinça, gire e puxe o carrapato para que solte com menor risco de deixar o ferrão. Em seguida, desinfete o local com um anti-séptico como a rifocina. Se o cão mudar de comportamente procure ajuda.”

http://www.gazetadepiracicaba.com.br/conteudo/mostra_noticia.asp?noticia=1680475&area=26050&authent=1508CBEC8A42636449FCF899332253

Nenhum comentário:

Postar um comentário