quarta-feira, 31 de março de 2010

Blumenau/SC: Cachorros são vítimas de envenenamento

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
31-Mar-2010

Desde sexta-feira, quatro animais morreram na Ponta Aguda. Donos conseguiram salvar outros três cães

BLUMENAU - Em frente ao número 408 da Rua Pedro Francisco Cordeiro, Bairro Ponta Aguda, está o corpo do vira-lata Tobi, de três anos, envenenado domingo. O proprietário do animal, o chapeiro Valdinei Sebastião Soares, 38 anos, decidiu expô-lo como forma de protesto às sucessivas mortes por envenenamento que estão ocorrendo na rua. De acordo com Soares, Tobi é o quarto animal da vizinhança a ser morto desde sexta-feira.

– Deve ser alguém que não gosta de animais. Os vizinhos estão preocupados com a matança e não sabem mais o que fazer – indigna-se.

Outros três cães envenanados na vizinhança foram salvos pelos donos. Um desses animais pertence à auxiliar de cozinha Enedina Oliveira dos Santos. O vira-lata Salsicha foi envenenado sábado, mas foi tratado com leite e remédios caseiros para expelir o veneno.

– Todos estão amarrando os bichos nas coleiras ou mantendo em casa porque não querem que amanheçam mortos – conta Enedina.

A suspeita dos moradores é de que alguém esteja oferecendo alimentos com veneno de rato ou estricnina, vendidos em agropecuárias e supermercados. O diretor de Vigilância em Saúde, Marcelo Schaefer, diz que ainda não foi informado dos envenenamentos. Mas adianta que o órgão combate a matança pela repressão aos locais que comercializam venenos.

– O problema é que só podemos notificar o comércio se ele for pego em flagrante. Na maioria das vezes, quando chegamos ao comércio, o veneno está escondido – lamenta.

CRISTIAN WEISS

http://www.clicrbs.com.br/jsc/sc/impressa/4,186,2857016,14400

Nenhum comentário:

Postar um comentário